Canoas registra movimento tranquilo durante o domingo de eleição

Ao menos uma urna apresentou defeito e teve que ser substituída; uma mulher foi detida pela BM por fazer boca de urna

Movimentação maior aconteceu Colégio Ipuc e no Unilasalle, locais que absorveram as zonas de votação transferidas por conta da enchente | Foto: Fernanda Bassôa / Especial CP

A escolha para prefeito e vereador na cidade de Canoas durante este domingo transcorre de forma tranquila. As filas e a movimentação maior de eleitores foram registradas após as 10 horas. Antes disso, os locais registraram pouca circulação de pessoas. O entra e sai de pessoas e a formação de filas de forma mais intensa foram registrados no Colégio Ipuc e no Unilasalle, locais que absorveram as zonas de votação transferidas por conta da enchente.

De acordo com a chefe do cartório da 66ª Zona de Canoas, Silvia Adriana Sarturi, durante toda manhã a eleição transcorreu bem tranquila, sem intercorrências graves. “Tivemos alguns mesários faltantes, cujos locais foram ocupados por pessoas que estavam na fila. Aqui na nossa região nove zonas, especialmente dos bairros Mathias Velho e Fátima, foram remanejadas para locais na área central da cidade. Isso aconteceu em decorrência da enchente, o que causou uma movimentação maior de eleitores e também deixou o trânsito carregado em alguns locais.” Conforme Sílvia, cerca de 20 mil eleitores tiveram os locais de votação alterado na 66ª Zona. “Uma urna apresentou defeito e teve que ser substituída.”

Os seis candidatos que disputam a Prefeitura de Canoas votaram durante a manhã. O atual prefeito Jairo Jorge (PSD) votou às 8h30 na Escola André Leão Puente, ao lado da esposa Thais Pena e da vice Maria Eunice (PT). O candidato Airton Souza (PL), votou por volta das 9h30 na Escola Dr. Martinho Lutero. Ele estava acompanhado do candidato a vice-prefeito Rodrigo Busato (União Brasil), do deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil), do deputado federal Bibo Nunes (PL) e da 1ª suplente de deputada estadual Camila Nunes (PL). Beth Colombo que tenta ocupar a vaga do Paço Municipal (Republicanos) votou as 10 horas, no Colégio Imaculada, acompanhada dos deputados Carlos Gomes, Franciane Bayer, vereadores Duarte, Linck e Mossini.

Almiro Rodrigo Gehrat, o Cebola (PSOL) votou logo após às 9horas, no Colégio Ipuc. Márcio Freitas (PRD) um pouco antes do meio-dia na Escola Carlos Drumond, no bairro Guajuviras, ao lado da mãe, e o empresário Odirlei Campiol (Novo) votou no Colégio São Francisco de Assis, no bairro Mathias Velho

A eleitora Gisele Bandão, aproveitou para votar logo após as 8 horas na Escola André Leão Puente. “Espero que as pessoas possam rever conceitos nesta eleição. Eu gosto muito de política, mas durante a campanha eu vi muita briga, muito bate-boca e eu acho que isso não é nada democrático. Não vi muitas propostas e nem opções de mudança. Eu espero que a gente consiga escolher o melhor para Canoas. Eu faço questão de votar porque essa é uma luta muito grande. É o futuro da nossa cidade. Eu quero o melhor”

A Brigada Militar informou que uma mulher foi detida no bairro Estância Velha por fazer boca de urna. Ele foi submetido a um Termo Circunstanciado e o material de campanha foi apreendido.

*Postado por Clara Costamilan/Estudante Ufrgs

*Supevisão por Sinara Félix