Emplacamento de veículos cresce 15,9% no acumulado do ano, diz Fenabrave

Entidade estima alta de 15,1% em 2024

Crédito: Freepik

Os emplacamentos de veículos, de janeiro a setembro, registraram resultado positivo acumulado de 15,9%, percentual superior aos três primeiros trimestres do ano passado e próximo às projeções divulgadas para 2024, pela entidade, em julho. Os dados de mercado foram divulgados nesta quinta-feira, 3, em levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE).

A projeção ao crescimento das vendas de veículos, que começou o ano em 12% e foi revista para 14,7% em julho, agora está em 15,1%. No balanço do mês de setembro, os emplacamentos de veículos somaram 413.081 unidades, o que significa uma leve retração, de 2,3%, na comparação com o mês anterior, justificada por um dia útil a menos no calendário de vendas. No entanto, houve evolução de 17,6% sobre setembro de 2023 (que teve 20 dias úteis).

“Nos emplacamentos, por dias úteis, o resultado de setembro (19,7 mil emplacamentos diários) foi superior aos de julho (18,2 mil) e de agosto (19,2 mil), que foram os meses com maior volume de emplacamentos no ano, até agora. Isso mostra que o mercado está se estabilizando com um bom volume de vendas e que as projeções da FENABRAVE estão assertivas”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

Segundo ele, apesar da decisão do COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central de elevar a Taxa Selic em agosto, o cenário ainda é favorável para o crédito. “Além das taxas de juros, influenciam no crédito os níveis de inadimplência e de renda e, por isso, não percebemos impacto na oferta de crédito para financiamentos de veículos”, analisa Andreta Jr.

EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS EM SETEMBRO E ACUMULADO DE 2024