Termina nesta quarta prazo para desmontagem dos piquetes do Acampamento Farroupilha

Grande parte das 187 estruturas montadas no Parque Harmonia já foi removida ou está em processo avançado de retirada

Desmontagem dos piquetes do Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia | Foto: Camila Cunha

Grande parte dos piquetes do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre está com a remoção bastante avançada no Parque Harmonia. O sol e o calor dos últimos dias contribuíram para a agilidade da retirada das estruturas provisórias, após o final da edição de 2024 do evento tradicionalista, encerrado no último dia 22. Os piqueteiros, ajudantes e contratados para o serviço se organizavam para mover madeiras e outros materiais, carregando-os em caminhões.

Segundo a GAM3 Parks, concessionária administradora do Harmonia, os acampados têm autorização para utilizar um veículo de passeio e um caminhão por piquete. Ao todo, o Acampamento deste ano contou com 187 deles. A energia elétrica será desligada gradualmente à medida que cada piqueteiro devolver seu lote. Há duas etapas de desmontagem, sendo a primeira o recolhimento das partes internas dos galpões, itens decorativos e equipamentos de churrasco, e a segunda a remoção em si, considerada um pouco mais demorada.

Luis Henrique Freitas Brasil, do Piquete Freitas Brasil, localizado perto de uma das entradas do Acampamento, auxiliava no processo de retirada dos materiais. “Apesar da enchente que houve meses antes, nossa trajetória neste ano foi muito boa. A estrutura do parque estava excelente, assim como a segurança e o restante. Para nós, está bastante gratificante”, contou ele, que acampa no local há 25 anos.

Conforme as regras do parque, a remoção deve ser feita até a próxima quarta-feira. Em 2024, o evento bateu recordes de público, com cerca de dois milhões de visitantes, além de 400 toneladas de churrasco consumidas, mais de 15 toneladas de resíduos, como reciclagem e adubo, desviadas de aterros para uma destinação correta, e um número superior a 2,5 toneladas de donativos arrecadadas para famílias afetadas pelas cheias no Rio Grande do Sul.