Projeto de aplicativo sobre coleta de lixo é vencedor do Ideathon UniSenac

Evento foi realizado em parceria com o Colégio Estadual Júlio de Castilhos

Crédito: Freepik

Com o objetivo de estimular o pensamento criativo e inovador, o UniSenac – Campus Porto Alegre, em parceria com o Colégio Estadual Júlio de Castilhos, realizou o Ideathon UniSenac. O evento, que aconteceu na escola estadual, foi voltado para os alunos do 3º ano do ensino médio e teve como desafio desta edição o tema “Cidade Inteligente”.

Os alunos Ana Luiza, Eduarda Elwanger e Lorenzo Knopf Curtinaz, com a chamada Eco Rota, aplicativo sustentável e funcional sobre a coleta de lixo, além de mostrar o horário certo que o caminhão de lixo passa, terá um sistema de lixeira inteligente onde a separação de lixo correta gerará pontos que poderão ser trocados por descontos em impostos como o IPTU.  Eles foram vencedores do Ideathon UniSenac.

O evento, realizado pelo UniSenac – Campus Porto Alegre, em parceria com o Colégio Estadual Júlio de Castilhos, foi voltado para os alunos do 3º ano do ensino médio e teve como desafio desta edição o tema “Cidade Inteligente”. Durante o Ideathon, os estudantes foram desafiados a apresentarem soluções para problemas da cidade de Porto Alegre. Ao final, as equipes apresentaram suas ideias no auditório da escola, perante uma banca julgadora.

As equipes vencedoras (1º, 2º e 3º lugar) foram premiadas com o troféu Ideathon UniSenac. Além do primeiro lugar, os alunos responsáveis pela Eco Rota também terão imersão em uma turma da área de Tecnologia da Informação do UniSenac – Campus Porto Alegre na próxima sexta-feira (27), onde colocarão em prática a ideia do aplicativo e perceberão a importância da implementação dentro de uma universidade.

“O objetivo é aproximar o UniSenac dos alunos da rede pública. Levamos a informação de que, após o ensino médio, fazer um curso superior é algo transformador, experiência de vida e interação com o mercado de trabalho. O evento possibilitou várias ideias de melhorias de Porto Alegre e a ideia vencedora oferece perspectiva de sustentabilidade para nossa cidade”, destaca o docente do UniSenac – Campus Porto Alegre e organizador do evento.