Assembleia do RS faz mediação entre Hospital Ernesto Dornelles e IPE Saúde

Hospital atende 74% dos seus pacientes via Instituto, apresenta estudo sobre a situação atual em reunião nesta segunda-feira

Reunião faz parte de série de encontros entre IPE Saúde, hospitais, Fehosul e Federação RS | Foto: Rodrigo Rodrigues / ALRS / CP

Durante encontro na presidência do Parlamento gaúcho nesta segunda-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito (PP), deu sequência à mediação de reuniões individualizadas entre IPE Saúde, hospitais, Fehosul e Federação RS. Na audiência, os dirigentes do Hospital Ernesto Dornelles (HED) apresentaram um estudo sobre a situação atual e uma proposta para garantir o reequilíbrio econômico financeiro em relação aos atendimentos do IPE, a entidade hospitalar atende 74% de seus pacientes via Instituto.

“Tivemos a oportunidade de falar com dirigentes do Ernesto Dornelles, que atende o maior número de segurados do IPE em Porto Alegre. Portanto, é a Assembleia, novamente, engajada na busca pela normalização do atendimento de tantos e tantos gaúchos”, afirmou Brito, ao dar um parecer positivo sobre a reunião.

Segundo o superintendente executivo do hospital, Odacir Rossato, a margem média de prejuízo mensal com o serviço aos segurados do IPE está na casa dos 12%. Rossato apresentou um plano de readequação, sugerindo uma margem positiva de cerca de 10%. Ele argumentou que o desequilíbrio atual dificulta a busca de crédito no mercado, trazendo empecilhos à necessidade constante de atualizações e melhorias na entidade. O superintendente também citou estudos que apontam até 15% de inflação na área da saúde no Estado em 2023, já que muitos custos são reajustados ano a ano.

Paulo Afonso Oppermann, presidente do IPE Saúde, aprovou a nova etapa individualizada do diálogo proposto por Brito. “A iniciativa do chefe do Legislativo direciona para um entendimento negociado. É nosso dever prover este atendimento da melhor maneira possível”, destacou Oppermann.

Mediação e Diálogo

A audiência desta segunda foi a sétima com participação direta do Legislativo gaúcho no tema. As conversações começaram em 29 de julho, durante encontro entre o presidente Brito e o governador Eduardo Leite, no Piratini. Depois, se sucederam diversas audiências na Casa Civil e na Presidência da ALRS, em agosto e setembro, sempre com as presenças do IPE Saúde e das federações. As próximas reuniões individuais estão marcadas para os dias 7 de outubro, com o Hospital Astrogildo de Azevedo, de Santa Maria, e para 14 de outubro, com integrantes do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, e do Hospital de Clínicas de Ijuí.