O rio Santa Maria começou a recuar em Dom Pedrito, na Campanha. Na manhã desta sexta-feira estava com 6,3 m, ou seja, cinco centímetros a menos do que a medição desta quinta-feira, mas 3,90m acima do nível considerado normal.
As autoridades municipais estão preenchendo laudos para que o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves possa decretar situação de emergência. O excesso de chuvas desta semana, que em algumas localidades ultrapassou 310 milímetros, fez com que o rio transbordasse e inundasse áreas ribeirinhas.
Dezenas de famílias estão fora de suas casas. Dessas 14 (49 pessoas) estão no abrigo instalado pela prefeitura no Parque de Exposições Juventino Correa de Moura. Oito famílias estão nas casas de familiares ou amigos. A Defesa Civil também disponibilizou lonas para as famílias do interior que foram atingidas por vento e granizo nesta semana.
Em Rio Grande, o Arroio das Cabeças começou a recuar nesta sexta-feira. Não havia água nas ruas da Vila da Quinta, com isto o transporte coletivo retornou ao itinerário normal. Na manhã desta sexta-feira, 44 pessoas permaneciam nos dois abrigos instalados pelo município.