Terceira data mais importante do calendário do comércio no Brasil, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o Dia das Crianças deste ano deve dar início a um último trimestre de 2024 com resultados de vendas mais positivos para os lojistas gaúchos. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS entende que a data comemorativa pode movimentar até R$ 1,7 bilhão em vendas no estado, trazendo um impulso significativo para o comércio gaúcho.
“O Dia das Crianças representa um grande momento para reforçar a trajetória de recuperação econômica do comércio estadual após os inúmeros desafios enfrentados pelos lojistas com a enchente de maio passado. Mesmo faltando alguns dias para o 12 de outubro já é possível observar uma movimentação interessante de consumidores nas lojas em busca do presente para a criançada. E isso deve se acentuar na medida em que a data comemorativa se aproximar”, avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
A exemplo de outras datas exponenciais do comércio, o Dia das Crianças apresenta um componente emocional muito forte. Os pais e avós se mobilizam para conseguir comprar a lembrança dos filhos e netos, pesquisando preços, buscando ofertas e promoções e condições favoráveis de pagamento. Diante disso, a expectativa da FCDL-RS é que o ticket médio na aquisição das lembranças possa chegar a R$ 225,00, valor expressivo diante do atual cenário da economia no país e no estado.
Em relação ao ranking dos presentes mais procurados, brinquedos seguem no topo da lista, vindo a seguir os eletroeletrônicos como smartphones e tablets. Roupas, calçados, artigos de perfumaria e livros são outros itens com boa procura, também.
“Ainda que fatores como inflação elevada e taxa básica de juros alta impeçam um crescimento maior do consumo, é notório que no Dia das Crianças algumas limitações orçamentárias sejam superadas pelas famílias para que possam atender o desejo dos pequenos. Ao longo dos anos os consumidores estão atentos a relação custo-benefício dos presentes e é fundamental que os lojistas estejam atentos a todos os detalhes para que possam vender mais”, enfatiza o presidente da FCDL-RS.