Unimed Federação/RS apresenta novo modelo de cooperativismo no Tá na Mesa

Nova sede da federação será inaugurada no final do primeiro semestre de 2025

Um sistema que reúne 27 Unimeds Singulares, que cobrem 100% do Rio Grande do Sul, com 16,5 mil médicos cooperados e 2 milhões de beneficiários, 11 hospitais e 84 clínicas e laboratórios próprios, gerando 14,3 mil empregos diretos. Os dados são do presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, que foi palestrante nesta quarta-feira, 25, do Tá na Mesa, tradicional evento da Federasul. Na ocasião, May apresentou o novo modelo de governança do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS.

Fundada em junho de 1972, a Unimed Federação/RS celebra 52 anos de história, preservando suas raízes cooperativistas e consolidando-se como um conglomerado empresarial. Nilson May falou sobre o Comitê de Governança do Sistema Unimed, cujo estatuto foi aprovado este ano. O Comitê tem como principal objetivo garantir a união das lideranças, promovendo um comando estratégico compartilhado, evitando individualismos e assegurando a perenidade dos negócios.

A nova sede da Federação, que está sendo construída na rua Santa Terezinha, em Porto Alegre, tem previsão de ser inaugurada no final do primeiro semestre de 2025. Antes disso, em novembro, a entidade começa a construção de um empreendimento voltado para a terceira idade no Bairro Menino Deus, na capital.

O novo modelo constitui uma evolução natural da cooperativa, que busca aliar os princípios cooperativistas com a eficiência empresarial”, explicou.