O faturamento das indústrias de materiais de construção registrou alta de 6,8% em agosto na comparação com agosto de 2023. Já em comparação com julho deste ano, o índice aponta queda de 0,8%. O acumulado deste ano, de janeiro até agosto aponta crescimento de 4,4%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 24, pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção que mantém a previsão de crescimento de 3% em 2024.
Os resultados consolidados de julho continuam indicando um cenário positivo, com aumento de 8,6% em relação a julho de 2023 e de 3,6% sobre junho deste ano. Para Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT, “o desempenho positivo do setor, especialmente quando comparamos com o ano passado, reflete o compromisso das indústrias em inovar e se adaptar às necessidades do mercado. A leve oscilação de um mês para o outro é natural, mas a tendência de crescimento sustentável está bem clara nos números.”
A segmentação entre materiais básicos e de acabamento também registraram um cenário favorável. Com crescimento de 5% nos materiais básicos e de 9,9% para os de acabamento em relação a agosto do ano passado. Já na comparação com julho deste ano, foi registrada uma ligeira queda, de 0,3% para os básicos e de 1,2% para os materiais de acabamento.