Em reunião na tarde desta terça-feira, no Centro Administrativo Municipal, o prefeito e o vice-prefeito reuniram as secretarias de serviços para reforçar as equipes devido às previsões para os próximos dias, que indicam a possibilidade de fortes chuvas em Porto Alegre.
Somente nesta terça-feira, o acumulado chegou a pelo menos 28mm na Capital desde a madrugada, quando ocorreu o temporal com forte vento e que mobilizou servidores no atendimento às ocorrências, como quedas de árvores e pontos de acúmulo de água.
De acordo com a Sala de Situação do Governo do Estado, os prognósticos indicam 20mm de chuva para quarta-feira, 25; e entre 70mm e 90mm para a quinta-feira, 26. Em três dias, Porto Alegre poderá registrar 130mm, próximo da média mensal de 140mm para o mês de setembro.
Água e drenagem
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) atua na prevenção, com equipes percorrendo as vias que registraram alagamentos nas últimas tempestades. A operação, que inclui a limpeza da rede, visa restabelecer o funcionamento adequado dos canos que levam a água da chuva às casas de bomba, reduzindo a chance de novas obstruções.
Todas as 23 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) estão em funcionamento. As unidades consideradas mais críticas têm geradores prontos para entrar em operação.
O Centro de Controle Operacional (CCO) do Dmae será reforçado por representante da CEEE Equatorial, com o objetivo de agilizar o restabelecimento dos serviços em caso de oscilação da rede de energia elétrica.
Agentes da Defesa Civil também irão alertar comunidades que vivem em áreas de risco ou próximas a arroios ou encostas.
Participaram da reunião o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae); secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde; Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc); Corpo de Bombeiros; Guarda Municipal; Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC); Defesa Civil Municipal; Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU); e CEEE Equatorial.