Morador de Campo Bom, no Vale do Sinos, Émerson da Luz fundou o Resenha Muay Thai em 2020. O projeto incluí podcast, canal no Youtube e transmissão de eventos, tornando-se uma das maiores plataformas de divulgação da modalidade no RS. Segue a entrevista do comunicador ao site Peleia MMA.
Começar falando sobre o projeto: Como surgiu o Resenha Muay Thai e quais são as áreas de atuação( serviços) de vocês hoje no Muay Thai? Como a galera faz para acompanhar o Resenha Muay Thai ?
O Resenha Muaythai surgiu no final de 2020 em um periodo complicado para os eventos devido a pandemia e consequentemente foi um periodo em que o cenario encontrava-se carente de uma mídia parcial e de um trabalho voltado a dar visibilidade a todas academias e atltetas envolvidos no circuito.
Começamos com entrevistas em audio para o Spotify, depois migramos para o youtube com o Debate, programa pós evento destacando as melhores lutas, nocautes e atletas destaques e logo em seguida começamos a oferecer aos eventos tambem o pay per view. Mas antes e durante tudo isso, eu me especializei no esporte fazendo cursos de arbitragem com os principais nomes do país na época, trabalhando em diversas areas de eventos de staff a announcer… Para ter credibilidade. Sendo assim nos tornamos uma mídia epecializada que oferece até hoje uma cobertura 360° para os eventos. Pré, durante e pós evento.
Nós estamos mais atuantes no momento no Youtube e no Instagram mas temos perfis nas principais plataformas de conteudo, como o Tik Tok, Threads e etc…
Como avalia o cenário atual do Muay Thai no Rio Grande do Sul? O esporte vem em crescimento? Existem cidades/regiões dentro do estado que se destacam mais?
Atualmente o cenario do Muaythai no estado está em um momento de recuperação. Assim como outras areas do nosso estado, fomos muito atingidos pelas enchentes o que acabou dando uma travada no desenvolvimento do esporte por aqui, com adiamento e até mesmo cancelamento de muitos eventos… Mas se nos afastarmos um pouquinho do recorte atual, o RS continua sendo o estado numero 2 no país dentro da modalidade, ficando atrás apenas de SP que é o berço do Muaythai Profissional no Brasil. Estamos sempre em crescimento pq quem ta chegando hoje no esporte está pegando ele mais mastigado, facilitando o aprendizado e o desenvolvimento de novos atletas.
A região metropolitana segue sendo a “série A” do Muaythai porque se desenvolveu primeiro, foi onde surgiu e estão os principais eventos do estado, foi onde surgiu o primeiro stadium de muaythai. E o surgimento de eventos sérios na serra gaucha e demais regiões do estado trazem a evolução para essas areas.
Quais são os principais eventos do Muay Thai gaúcho? Quais eventos quem deseja começar a acompanhar deve prestar mais atenção, na sua opinião?
Os principais eventos do estado são: Attack Fight, evento trasmitido pelo Canal Combate e que esta indo para sua 34° edição; Open Aron, evento que acontece em Portão e que surgiu com um projeto de crescimento e vem conseguindo executar esse plano, The Contenders; evento que se baseia em um ranking virtual do estado para colocar as disputas de cinturões de suas edições e Canoas Boxing Stadium que tem uma marca muito forte por ter sido o primeiro Stadium de Muaythai do estado e assim se manteve por muito tempo com edições quase que mensais e que atualmente esta sem casa mas se mantem ativo com edições itinerantes.
Pra quem quer começar a acompanhar, acredito que o Attack Fight é um ótimo cartão de visita, apesar de ter a transmissao na tv o ideal é ir ver presencialmente que é uma experiencia única. Mas com certeza todos os eventons citados valem a pena serem visitados.
Falando mais especificamente dos lutadores gaúchos, quais se destacam mais atualmente no Muay Thai? Se quiser fazer uma lista de nomes que estão em alta atualmente. Quais são os principais lutadores da história do muay thai no Rio Grande do Sul na sua opinião?
Isso é complicado de responder pq eu sou ruim de memória… Certamente vou esquecer de alguem, mas vamos la, vou citar tres masculinos e tres femininos que estão em destaque por que lutaram a pouco tempo ou porque lutarão nos próximos dias:
Felipe Fontes atleta da 7Team que luta nas categorias 51kg a 57kg
Pedro Bitencourt da Pride Team que atua nas categorias 51kg e 54kg
Nathan Costa da Wolfs que luta nas categorias 63,500kg a 67kg
Laura Foguete da Scorpion que atua nas categorias 54kg e 57kg
Fernanda Peppa da Greco que atua nas categorias 51kg a 57kg
Nicoly Bandiera da GeanThai que atua nas categorias 57kg a 60kg
Como falei acima, tem muita gente boa e se destacando por motivo A ou B mas citei os que estão em alta no momento por ter lutado a pouco tempo ou que estão por lutar nos próximos dias.
Os principais lutadores da historia… Só vou citar os que eu vi lutar. Tem muita gente que fez história mas que infelizmente eu não vi atuar ou vi muito pouco e certamente vou esquecer de alguns… Mas vanmos la, vou citar tres masculinos e tres femininos:
Mauricio Telles
Willian Scherer
Felipe Moura
Andresa Primeira Dama
Dee Gomes
Carol Moro
Não posso deixar de citar Emerson Bento, único gaúcho a conquistar o cinturão do Rajadamnern Stadium (primeiro estadio de Muaythai do mundo) e o segundo brasileiro a alcançar esse feito.
Na sua visão o que precisa melhorar ainda no cenário do Muay Thai gaúcho de forma geral?
De modo geral o que ainda precisa melhorar é o prfissionalismo e ai eu falo de forma geral mesmo. Infelizmente ainda são poucas equipes que levam o esporte a sério desde a primeira etapa até a ultima. É claro que ja melhoramos bastante e temos uma grande evolução os ultimos anos, mas eu falo isso pq eu acredito que é algo que sempre deve ser lembrado. Se queremos nos tornar ainda maiores, maior tem que ser a cobrança desse tema e maior tem que ser a adesão das equipes a isso.
Deixe um recado para seus fãs, agradecimentos.
Eu sinceramente não acredito que tenha fã sabe… O Resenha Muaythai é apenas uma vitrine e eu sempre me coloquei assim desde o inicio. O importante no mundo das lutas tem que ser o atleta, as equipes e os eventos. Meu trabalho é mostrar o trabalho deles e expandir o esporte levando esses trabalhos para o maior numero de pessoas possivel.
Agradeço sempre e principalmente a minha esposa Cíntia da Luz e a minha filha FLora pelo apoio e por acreditar em mim mais do que eu mesmo. Agradeço a todos atletas, equipe e eventos que confiam no meu trabalho e a equipe que coloca a mão na massa junto comigo, Matheus Goulart, Jonas Nunes, Duda Nórdio, Wesley Cotta e a Mel que ta chegando agora no time mas ja chegou com tudo.
Obrigado Peleia MMA pelo espaço e obrigado a todo mundo que segue o Resenha Muaythai no instagram e nos acompanha nas nossas indiadas Brasil a fora.
Pra finalizar. Galera da luta É nós por nós. Se a gente não se apoiar, ninguém vai.