Pesquisa feita no Plaza Caldas da Imperatriz é publicada em revista britânica

Pesquisadores, investigam os diversos aspectos da natureza no resort da Serra do Tabuleiro em SC

Crédito: Guilherme Willrich/Divulgação

O Plaza Caldas da Imperatriz Resort & Spa tem em seu currículo o apoio à pesquisa científica e biológica na Serra do Tabuleiro há mais de 30 anos. Pelo Resort, já passaram inúmeros estudantes de biologia, biólogos e pesquisadores, investigando os mais diversos aspectos da natureza, incluindo plantas, fungos, insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, entre outros. Tudo isso se deve a um convênio bem-sucedido entre a Rede Plaza e a Universidade Federal de Santa Catarina.

Em setembro de 2024, mês que se comemora o Dia do Biólogo, uma das pesquisas desenvolvidas no Plaza Caldas da Imperatriz foi publicada em uma das revistas de ornitologia mais tradicionais do mundo. Trata-se do periódico inglês Bulletin of the British Ornithologists, fundado em 1892. Na revista, já foram publicadas algumas das mais clássicas pesquisas sobre ornitologia, desenvolvidas por ornitólogos de todo o planeta.

A pesquisa desenvolvida no Plaza Caldas traz novas informações sobre a biologia reprodutiva do Sanhaço-de-Encontro-Azul (Thraupis cyanoptera), uma espécie de ave da Mata Atlântica e atualmente considerada quase ameaçada de extinção (categoria near threatened), de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, 2024). Apesar de o Sanhaço ser relativamente comum na Mata Atlântica do litoral brasileiro, pouco se sabia sobre sua biologia reprodutiva, ou seja, como e onde a espécie constrói seu ninho, como são seus ovos e filhotes.

A pesquisa recém-publicada visou justamente esclarecer vários desses aspectos, apresentando informações inéditas relativas à descrição de ninhos, ovos e filhotes da espécie, assim como informações sobre o cuidado parental, sendo um desses ninhos encontrados no jardim do Plaza Caldas Resort. A pesquisa foi conduzida pelo biólogo do Plaza Caldas, Guilherme Willrich, e possui acesso livre e gratuito no link a seguir: https://doi.org/10.25226/bboc.v144i3.2024.a12