Diante da confirmação da expectativa de elevação da Selic em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira, conforme comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, a área econômica do Banrisul reforça a projeção de que a principal taxa de juros do País alcance os 11% ao ano ainda em 2024. Conforme as estimativas, este patamar deve ser mantido por um período relevante. ao menos até a segunda metade de 2025.
Os especialistas do banco tem apontado a atratividade dos tradicionais produtos de renda fixa pós-fixada disponíveis, uma vez que a taxa média do CDI deve ficar próxima de 11% ao ano tanto em 2024 quanto em 2025.
O mercado opera com alguns tipos de CDB´s comumente negociados, com suas diferenças, baseadas no tipo de indexação e o nível de liquidez, que impactam na remuneração paga pelos bancos.
- Pós fixado ( projeção pagando 90% da curva, que o rendimento dependerá do movimento da Selic ao longo do tempo)
- Pré fixado com liquidez diária – ( com garantia de pagamento de 10,26% aa fixo ao final do período, com possibilidade de resgate antecipado)
- Pré Fixado resgate somente no vencimento ( pagando 11,29% ao ano fixa, bem mais atrativa que a anterior, pois está embutido um prêmio pela disponibilização do recurso ao Banco pela totalidade do período acordado)
Entretanto, é sempre importante estar atento ao perfil de cada investidor, considerando suas necessidades, expectativas e apetite por risco. Adicionalmente, é relevante perceber que prazos maiores oferecem maior atratividade, inclusive por conta da tributação diferenciada. Em um prazo de 1 ano, a alíquota de IR é de 17,5%, enquanto após 2 anos, a alíquota cai para 15%. Além disso, esses produtos são cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para valores de até R$ 250 mil reais por CPF em cada Conglomerado Financeiro.