Meteorologista da Defesa Civil Estadual detalha funcionamento do novo radar meteorológico do RS

Equipamento instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre, monitora as condições do tempo em um raio de 150 km

Foto: Mauro Schaefer / Correio do Povo

Dados processados por software com inteligência artificial e monitoramento em tempo real, com previsão de nowcasting, das condições climáticas em um raio de 150 quilômetros. A Defesa Civil Estadual detalhou nesta quarta-feira o funcionamento do novo radar meteorológico do Rio Grande do Sul, instalado no último mês no Morro da Polícia, em Porto Alegre.

Segundo a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação da Defesa Civil Estadual, o equipamento consegue observar as condições do tempo em outras regiões do RS, mas oferece maior credibilidade dentro do raio de 150 km. Ela conta ainda que o objetivo do radar é olhar para a região Metropolitana em função da população coberta. Antes da instalação, Cátia cita que Porto Alegre e região estavam “no escuro” no monitoramento de eventos climáticos extremos.

“O radar é de dupla polarização, então ele faz uma investigação 360 graus da atmosfera e emite dados aqui para dentro da Sala de Operações. Esses dados são processados por um software, que possui inteligência artificial, que nos ajuda para manipular as informações, conseguindo uma imagem mais clara para fazer a previsão do tempo e os alertas via SMS a partir do que a gente chama de curto e curtíssimo prazo, que é a previsão nowcasting”, contou.

Ela também reforçou que, mesmo não tendo sido instalado em Montenegro, onde estava previsto inicialmente, o radar meteorológico segue cobrindo a área prevista. “O fato de estar em Porto Alegre não faz muita diferença, pois segue pegando o mesmo raio de 150 km. Além disso, o Vale do Taquari não está descoberto. A gente consegue enxergar um pouco a região, mas no momento era a região Metropolitana que estava totalmente no escuro”, completou.

Até o momento, um dos principais dados registrados pelo radar foi a chuva que foi registrada na capital no final da última semana. O investimento do Estado para a contratação do equipamento, de origem da República Tcheca, foi de cerca de R$ 26 milhões. Os alertas disponibilizados pela Defesa Civil Estadual são gratuitos e a população pode se cadastrar enviando um SMS com o CEP de residência par ao número 40199.