A instalação de novas redes de esgoto atualmente implantadas nos bairros Niterói e João de Barro, em Canoas, vai proporcionar a ampliação do tratamento em 53,8% na cidade. Com investimento total de R$ 9,2 milhões, estão sendo inseridos 8,7 mil metros de canalizações, que levarão os resíduos domésticos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande. Por ser uma região mais baixa, o bairro João de Barro receberá três unidades de bombeamento para auxiliar no transporte de água de pias de banheiros e cozinhas. As obras, realizadas por equipes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), iniciaram nesta semana e a previsão de conclusão é para dezembro.
De acordo com a Companhia, serão beneficiadas cerca de 5,1 mil pessoas nos dois bairros, com 1.715 novos ramais para ligações de imóveis às redes coletoras de esgoto. Com este investimento, poderão ser tratados cerca de 82,3 mil metros cúbicos de esgoto, o equivalente a 33 piscinas olímpicas. Atualmente, 51% do município tem coleta e tratamento de esgoto.
Durante a instalação das novas redes, os moradores vão receber a visita das equipes de trabalho técnico e social da Corsan, que vão tirar dúvidas sobre os procedimentos e receber orientações de como devem proceder para início das interligações. As melhorias na rede de esgotamento sanitário provocam benefícios para a saúde pública, meio ambiente e causam reflexos na valorização dos imóveis.
Após receberem as notificações da Corsan, por carta, os moradores terão até 120 dias para fazer as interligações e comunicar a Companhia. Quanto mais cedo for realizada a ligação e encaminhado o aviso à empresa, maiores serão o tempo de carência para começar a pagar a taxa de coleta e tratamento de esgoto.