Uma facção com presença na zona Leste de Porto Alegre entrou na mira da Polícia Civil. O grupo atua no tráfico de drogas na localidade conhecida como Beco dos Cafunchos, no bairro Agronomia, mas responde a traficantes em Viamão, na região Metropolitana.
A cúpula da quadrilha tem como base o Morro da Aparecida, entre os bairros Santa Isabel e Aparecida, em Viamão. Um homem de 31 anos, conhecido como Monteirinho, é apontado como principal líder do grupo. Ele está recolhido no sistema prisional.
Na última quinta-feira, o grupo criminoso foi alvo da 2ª DP de Viamão, sob comando do delegado Alexandre Fleck. Intitulada Operação Cafunchos, a ofensiva resultou em quatro pessoas presas em flagrante.
A ação ocorreu dias após os traficantes terem fugido de uma abordagem da 2ª DP de Viamão no Beco dos Cafunchos. Na ocasião, os criminosos abandonaram em um matagal rádios comunicadores, que foram recuperados pelos policiais civis. Os agentes perceberam, pela comunicação do aparelho, que outros comparsars estavam em uma casa e em um prédio nas imediações.
O objetivo era avisar os traficantes sobre a chegada de viaturas. No linguajar do crime organizado, a atividade é chamada “olheiro”.