No segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, quatro candidatos disputam a prefeitura. Enquanto o atual gestor do município, Adiló Didomenico (PSDB) busca a reeleição, com a maior coligação, MDB, PL e PT tentam assumir a prefeitura.
Com Adiló, além do Cidadania, partido federado com o PSDB, estão o União Brasil, que tem o vice da chapa, Néspolo, o PRD, o Republicanos e o DC. No último pleito municipal, ele venceu o atual deputado estadual Pepe Vargas (PT) com quase 60% dos votos no segundo turno.
À esquerda, quem faz frente ao atual prefeito é Denise Pessôa, do PT, que exerce o cargo de deputada federal. No pleito de 2022, ela se elegeu para o primeiro mandato na Câmara Federal após quatro mandatos como vereadora. O vice é Alceu Barbosa Velho (PDT), ex-prefeito de Caxias do Sul e vice na gestão de José Ivo Sartori (MDB).
Partido forte em Caxias, o MDB lançou o nome de Felipe Gremelmaier, que é vereador na cidade. Além de estar no quarto mandato no Legislativo, já atuou como secretário na gestão municipal. Único partido na coligação, o PSD indicou o vice Michel Pillonetto.
Outro partido à direita que busca a prefeitura de Caxias é o PL. Com Maurício Scalco, vereador, estão coligados o Novo, antigo partido do candidato, pelo qual foi eleito em 2020, o PP e o Podemos. Gladis (PP), vereadora do município, é a candidata a vice.
*Sob supervisão de Mauren Xavier