Com falha de Reinaldo, Grêmio empata com o Bragantino por 2 a 2

Tricolor esteve à frente do placar por duas vezes, mas não conseguiu segurar a vitória em Bragança Paulista

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Divulgação

O Grêmio teve tudo para quebrar o tabu e deixar Bragança Paulista com a vitória no dia em que completou 121 anos de história. Porém, não soube segurar o placar a seu favor por duas vezes e, por isso, ficou no empate por 2 a 2, no Abi Abi Chedid, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os gols do Massa Bruta foram marcados por Eduardo Sasha e Vinicinho; Monsalve e Jemerson fizeram para o Tricolor.

Com o resultado, o Grêmio chegou aos 28 pontos e subiu para a 14ª colocação. No próximo domingo, recebe o Flamengo na Arena. Já o Bragantino chegou aos 31 pontos e caiu para a 12ª posição. No próximo domingo, visita o Atlético-MG na Arena MRV.

Tudo igual no placar

Sem a presença de Renato, punido com dois jogos de suspensão, o Grêmio perdeu Rodrigo Ely antes mesmo da bola rolar. No aquecimento, o zagueiro sentiu desconforto e foi substituído por Rodrigo Caio, que protagonizou a primeira polêmica do jogo. Aos 2, com a pressão inicial do Bragantino, o camisa 30 tocou com o braço esquerdo na bola, mas o árbitro e o VAR mandaram seguir, gerando muita reclamação dos paulistas.

Após o ímpeto inicial dos donos da casa, o Tricolor equilibrou as ações e passou a levar perigo. Aos 21, João Pedro experimentou da intermediária, e a bola passou perto da trave direita de Cleiton. Aos 27, Cristaldo e Soteldo tabelaram, e o venezuelano cruzou para Braithwaite, que não alcançou. A melhora gremista deu resultado um minuto depois. Em bela jogada, Braithwaite deu lindo passe para a infiltração de Monsalve, que tocou por cobertura na saída de Cleiton, um golaço: 1 a 0.

Em desvantagem, o Massa Bruta voltou a ter mais controle de bola e arriscar chutes de fora da área. Vitinho e Raul tentaram, mas não levaram perigo à meta do Grêmio. Aos 38, Rodrigo Caio voltou a aparecer de forma negativa. Em jogada na área tricolor, ele pisou em Jhon Jhon. Após análise do VAR, o árbitro Bruno Arleu marcou pênalti. Aos 42, Sasha cobrou no meio do gol e deixou tudo igual: 1 a 1.

Tricolor empata em falha de Reinaldo

Como na etapa inicial, o Bragantino começou melhor e buscava a virada. Mas, aos poucos, o Grêmio equilibrou as ações e conseguiu ficar na frente do placar novamente. Aos 7, Cristaldo cruzou da direita e Jemerson desviou de cabeça no canto direita: 2 a 1. Para correr atrás do empate mais uma vez, Pedro Caixinha promoveu três substituições, que colocaram o Massa Bruta no ataque e surtiram efeito.

Aos 17, Reinaldo perdeu a bola no campo de defesa para Vinicinho, que driblou o lateral-esquerdo gremista e finalizou de perna esquerda para empatar em Bragança Paulista: 2 a 2. Aos 28, Villasanti arriscou da intermediária, a bola desviou e o goleiro Cleiton fez grande defesa no canto direito. No rebote, Monsalve tentou colocar na área, mas a zaga paulista afastou. Aos 33, Sasha recebeu em velocidade e finalizou para a defesa de Marchesín.

Bastante movimentado, o jogo ficou aberto até o apito final. Aos 37, a bola sobrou para Vitinho, que finalizou à direita da meta de Marchesín. Três minutos depois, o mesmo Vitinho teve a chance, mas chutou na rede pelo lado de fora. No último lance, aos 49, Geromel desviou de cabeça para fora.

Brasileirão 2024 – 26ª rodada

Bragantino 2

Cleiton; Douglas Mendes, Lucas Cunha e Guilherme (Pedro Henrique); Raul, Jadsom (Andrés Hurtado), Lucas Evangelista e Jhon Jhon (Thiago Borbas); Mosquera (Vinicinho), Vitinho e Eduardo Sasha (Gustavinho). Técnico: Pedro Caixinha.

Grêmio 2

Marchesín; João Pedro, Rodrigo Caio, Jemerson (Geromel) e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Monsalve (Pepê) e Cristaldo (Ronald); Soteldo e Braithwaite (Diego Costa). Técnico: Renato Portaluppi.

Gols: Eduardo Sasha e Vinicinho (B); Monsalve e Jemerson (G)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Data e hora: 15/09, domingo, às 16h
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)