A Polícia Civil, através de agentes da Seção de Investigações da 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (3ªDPHPP), realizou a prisão de um indivíduo de alcunha “Shox”, de 31 anos. Ele foi preso em em Palhoça, em Santa Catarina, após ser alvo da operação Choque. O indivíduo também era alvo prioritário do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Segundo a Polícia Civil, ele teria participado, junto com o irmão, de alcunha “Red Nose”, do movimento criminoso que acarretou uma série de homicídios ocorridos em 2023 no Rio Grande do Sul, principalmente na região Metropolitana do RS. “Shox” também era considerado o segundo na cadeia hierárquica comandada pelo irmão.
O homem seria responsável por ordenar homicídios e gerenciar o tráfico de entorpecentes. Ele também já possuía passagens anteriores pelo sistema prisional gaúcho, com antecedentes por homicídios qualificados, tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.
“Shox” teve a prisão decretada por envolvimento em um atentado a tiros em setembro de 2023, na Zona Norte de Porto Alegre. Ele também estava foragido por condenação definitiva pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. Após as formalidades legais, o preso foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da justiça.
O Delegado Thiago Zaidan, que coordena a 3ªDPHPP de Porto Alegre, destaca que esta foi uma investigação profunda que identificou a localização e possibilitou a prisão do procurado. Já o diretor do DHPP, o delegado de Polícia Mario Souza, afirma que “essa captura foi fundamental para causar mais prejuízo ao crime organizado pelas mortes ordenadas no final de 2023 no RS”.