Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com base nos índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a produção de calçados cresceu 3,9% entre janeiro e julho no comparativo com o mesmo período do ano passado. Conforme a entidade, nos sete meses computados, foram produzidos 500,7 milhões de pares de calçados.
Os números setoriais, tais como consumo, exportações, importações, empregos no setor, entre outros, serão divulgados e analisados durante o Análise de Cenários, evento realizado pela Abicalçados que acontece duas vezes por ano. A coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, destaca que o evento tem a missão de avaliar o comportamento do mercado e realizar projeções para curto e médio prazos, auxiliando as empresas na adoção de estratégias comerciais tanto no mercado doméstico quanto no exterior.
“A produção calçadista deve encerrar o ano com crescimento sustentado, principalmente, pelo mercado doméstico, mesmo com uma expectativa de gradual melhora do cenário internacional ao longo do segundo semestre”, comenta a economista.
O Análise de Cenários é um evento gratuito voltado para empresários e profissionais do setor calçadista brasileiro. A iniciativa será realizada de forma presencial em alguns dos principais polos de São Paulo – Franca, Jaú e Birigui – e no formato on-line para todos os interessados. Priscila apresentará os eventos físicos e, no on-line, ganhará a companhia do doutor em Economia e professor de pós-graduação da Unisinos, Marcos Lélis. O patrocínio é da FCC.