Desfile de 20 de Setembro em Porto Alegre tem 11 piquetes confirmados e inscrições podem ser prorrogadas

Estimativa da Fundação Cultural Gaúcha, que pertence ao MTG, é que cerca de 600 cavalarianos participem do desfile na Capital

Juarez Vicente, do piquete João Vitorino, de Viamão, realizou a inscrição de cerca de 20 cavalarianos da entidade no desfile | Foto: Mauro Schaefer

Encerrou no final da tarde desta sexta-feira o prazo das inscrições para o tradicional desfile de 20 de setembro de Porto Alegre. Segundo a Fundação Cultural Gaúcha, 11 piquetes haviam realizado a inscrição e, no início da próxima semana, será realizada uma reunião para decidir se o prazo será estendido. A previsão da entidade, ligada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTB), é de que cerca de 600 cavalarianos participem do desfile.

Na quinta-feira, as inscrições puderam ser realizadas no Parque Harmonia, destinada para os piquetes que estão no Acampamento Farroupilha 2024. Já nesta sexta, no CTG Estância da Azenha, podiam fazer a inscrição outros piquetes e entidades da região. De acordo com o vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Paulo Matukait, a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas se reunirá para tratar da possível ampliação do prazo.

“Vamos avaliar essa possibilidade, afinal, tivemos dias com chuva que atrapalharam. Acredito que as inscrições possam ser ampliadas por um ou dois dias. Também precisamos ver a disponibilidade de local para onde os piquetes podem se inscrever. Vamos aguardar até a próxima semana para definir. O número de cavalarianos também dependerá do atendimento de todas as normativas sanitárias, como a Guia de Trânsito Animal (GTA)”, completou.

Representando o Piquete João Vitorino, de Viamão, Juarez Vicente foi um dos últimos a fazer a inscrição no 20 de Setembro. Ele conta que cerca de 20 cavalarianos vão participar do desfile pela instituição. Ele participa da celebração desde 1986 pelo piquete que recebe o nome do próprio avô. “Todo ano tem uma sensação diferente, mas é importante participar e mostrar essa tradição, que não pode morrer”, relatou.

Desfile terá reconstrução como tema

Ainda conforme Matukait, o 20 de Setembro neste ano terá como tema a reconstrução, com a participação de seis carros temáticos, além dos desfiles cívico-militar e de cavalarianos. “Será o desfile da esperança buscando a reconstrução do RS. Faremos todo o possível para que, de forma tradicionalista, busque-se marcar esta recuperação no decorrer dos festejos. E nossa intenção é que, no próximo ano, possamos ter um desfile no formato que sempre foi”, completou.

Em 2023, em razão das fortes chuvas e dos alagamentos, a atividade não ocorreu e foi transformada em cavalgadas solidárias, que arrecadaram donativos para os atingidos pelo evento climático. Neste ano, o desfile do 20 de setembro acontecerá na avenida Edvaldo Pereira Paiva, na Capital, a partir das 8h30min. O ponto máximo dos festejos farroupilhas é realizado desde os anos 1960.