A Campanha Fé no Rio Grande, lançada em 28 de maio de 2024 com o objetivo de doar casas para as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, segue entregando residências e tornando sonhos realidade. Até agora, já foram cinco novos lares. Para impulsionar as doações, o site da campanha foi simplificado e está mais fácil participar e ajudar na reconstrução do Estado. A campanha foi prorrogada até o dia 28 de novembro, oportunizando que mais pessoas possam participar e integrar-se ao esforço de reconstrução das cidades atingidas pela tragédia climática. A divulgação dos resultados no dia 02 de dezembro.
No dia cinco de setembro, representantes da Associação São Pio juntamente com integrantes da comunidade do Km 3 e as famílias beneficiadas pelas casas populares da Campanha Fé no Rio Grande estiveram reunidos para a entrega de mais duas moradias em Santa Maria. As duas casas completam a cota de cinco unidades habitacionais previstas para a cidade e foram destinadas para uma das regiões mais atingidas pela enchente de maio de 2024.
“Nós nunca tivemos uma casinha assim”, afirma Manoel Cláudio Pereira Da Silva. Para Marisa Dias Da Silva, a nova residência é um novo recomeço, pois essa é a primeira casa própria da moradora da comunidade do km 3.
Com a disponibilização dos terrenos pelos municípios de Três Coroas, Porto Alegre e Faxinal do Soturno, a instalação das casas avançará para estas cidades, atendendo 15 novas famílias durante os meses de setembro e outubro.
MUNICÍPIOS
O cronograma de instalação de casas pré-fabricadas continuará conforme as construções forem concluídas nas localidades contempladas. Os próximos municípios beneficiados serão Muçum no Vale do Taquari e Sinimbu na região dos Vales, os quais também receberão cinco casas cada. As áreas ainda estão sendo mapeadas pelas prefeituras que informarão as regiões de acordo com os critérios solicitados pela coordenação da campanha Fé no Rio Grande.
Após um período de paralisação nas vendas dos cupons para o sorteio dos dois apartamentos e uma joia promovido pela Associação São Pio de Pietrelcina, o site da campanha Fé no Rio Grande está restabelecido e as compras podem ser realizadas através de códigos de pagamento Pix.
Com a migração dos recebimentos para a Cooperativa Sicredi, a compra foi simplificada no site, eliminando os campos de preenchimento de informações individuais e passando a comercializar cupons somente através do sistema Pix, o qual vincula os números gerados diretamente ao CPF do comprador. Assim, para acesso e conferência dos números, basta clicar na aba “Consulte seus Números”, informando CPF e o sistema exibe em tela a lista dos cupons adquiridos ao longo da campanha.
As residências contratadas pela campanha Fé no Rio Grande são chalés mistos de madeira e alvenaria com 30m 2, compostas por dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. O custo de cada moradia fica em torno de 22 mil reais e as casas são adquiridas a partir dos recursos obtidos com a venda de números da sorte da campanha promovida pela Associação. Assim o número de casas doadas depende diretamente do número de cupons comercializados durante o período de vigência da campanha.
A Campanha Fé no Rio Grande é uma iniciativa da Associação São Pio de Pietrelcina com o apoio da Construtora Jobim Ltda, que doou os prêmios e fiscaliza e acompanha a instalação das casas. Trata-se de um sorteio autorizado pelo Ministério da Economia onde os participantes concorrem a dois apartamentos localizados em Santa Maria – RS (empreendimento Maria com Amor e empreendimento Espírito Santo da Construtora Jobim) e uma joia da HStern, adquirindo cupons da sorte no valor de R$ 8,00 cada. A renda arrecadada será revertida na construção de casas populares para as comunidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Para saber mais acesse: www.fenoriogrande.com.br