Nova ponte da ERS 130 entre Lajeado e Arroio do Meio custará R$ 14 milhões e deve ser concluída em dezembro

Obra ganhou um novo impulso a partir do início da fabricação das vigas e lajes, que foram apresentados pela concessionária no canteiro de obras

Foto: Pedro Piegas / Correio do Povo

A construção da nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, avançou com o início da fabricação das vigas e peças pré-moldadas no próprio canteiro de obras, segundo a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), concessionária que administra o trecho. A estrutura de 172 metros, prevista para ser concluída até dezembro, substituirá a antiga ponte, destruída pela enchente em maio.

A obra, orçada em R$ 14 milhões, tem como prioridade devolver o acesso entre Lajeado e Arroio do Meio pela via, que cruza o Rio Forqueta, e é financiada por recursos da cobrança de pedágios da EGR. O projeto foi apresentado pela empresa nesta quinta-feira, no canteiro de obras.

A estrutura anterior foi completamente destruída durante a enchente que atingiu o Vale do Taquari e diversas regiões do Estado em maio. A nova ponte ficará cinco metros acima da antiga e ganhou um novo impulso com o início da produção das vigas e lajes.

As vigas, 24 no total, estão sendo fabricadas no parque fabril instalado ao lado do local da obra, para agilizar a execução. “A produção das estruturas segue um processo rigoroso, segmentado em etapas específicas. Os funcionários separam, dobram e amarram os vergalhões de aço conforme o projeto executivo. Após, as peças são montadas e levadas para outra estação de trabalho onde é feito o preenchimento em concreto. Após a cura, elas ficam prontas e aptas para serem armazenadas bem próximas ao local da obra”, explica o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, que coordenou a visita ao canteiro.

Além da produção das vigas, a Engedal, empresa responsável pela execução da obra, iniciará a fase de estaqueamento no dia 20 de setembro, o que garantirá a sustentação dos sete pilares da nova estrutura. A fundação será realizada em dois formatos: estacas cravadas para os pilares fora do leito do rio e estacas do tipo raiz para os que ficarão dentro da água. Uma segunda empresa foi contratada para acelerar esse processo, que faz parte do esforço conjunto para concluir a obra até dezembro.

Já nas estruturas situadas dentro do leito do rio, serão estacas do tipo raiz, através de uma segunda empresa contratada para este processo. “Com a atuação conjunta de duas empresas nos estaqueamentos e a produção das peças pré-moldadas em nosso canteiro de obras, estamos trabalhando com celeridade para retomar a trafegabilidade e o desenvolvimento do Vale do Taquari até dezembro”, concluiu Vanacôr.

A nova ponte terá duas faixas de rodagem e uma passagem dedicada a pedestres e ciclistas.

Etapas executadas:

  • 2/05/2024 – Queda da ponte
  • 20/05/2024 – Publicação da licitação
  • 31/05/2024 – Empresa Engedal homologada
  • 03/06/2024 – Assinatura do contrato
  • 05/06/2024 – Assinatura da ordem de início
  • 06/06/2024 – Início do projeto executivo
  • 21/06/2024 – Equipes executam sondagens de solo
  • 16/07/2024 – Início da montagem do parque fabril e do canteiro de obras
  • 14/08/2024 – Conclusão das sondagens de solo
  • 30/08/2024 – Conclusão do parque fabril
  • 06/09/2024 – Início da produção das vigas e peças pré-moldadas
  • 20/09/2024 – Início das fundações