‘Nossa soberania não está à venda’, diz Lula em pronunciamento

Pronunciamento, feito em rede nacional de rádio e televisão, ocorreu em alusão à data de 7 de Setembro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em pronunciamento em rede nacional nesta sexta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre a importância da democracia e afirmou que os brasileiros, juntos, vão derrotar o crime organizado e disse que nenhum país é de fato independente quando tolera ameaças a sua soberania e que a brasileira não está à venda.

“Nenhum país é de fato independente quando tolera ameaças à sua soberania. Seremos sempre intolerantes com qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafie a legislação brasileira. Nossa soberania não está à venda. Nenhum país do mundo é de fato independente quando seu povo perde a esperança. Por isso, comemoramos a volta da capacidade de sonhar da nossa juventude, graças à geração de oportunidades para todos e todas”, disse Lula.

O pronunciamento, feito em rede nacional de rádio e televisão, ocorreu em alusão à data de 7 de Setembro, comemorada neste sábado. A declaração durou quatro minutos.

O presidente lembrou que amanhã é dia de comemorar a independência do Brasil e também um bom momento para celebrar a democracia. “Nenhum país é de fato independente sem o exercício pleno da democracia. A democracia é mais que votar no dia da eleição. É lutar pela conquista de direitos. Democracia não é um pacto de silêncio. É o debate entre as opiniões divergentes que compõem a sociedade”, disse.