Quem vai ficar em Porto Alegre durante o feriado da Independência – 7 de setembro – e quer aproveitar a data para frequentar o comércio, não deve enfrentar dificuldades para encontrar lojas abertas. A expectativa é de abertura dos principais estabelecimentos no sábado, assim como dos supermercados.
Conforme o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), os estabelecimentos comerciais que fizeram adesão ao acordo coletivo de trabalho poderão funcionar com a utilização da mão de obra de seus colaboradores, desde que sigam as regras definidas no acordo firmado. As regras delimitam a carga horária de trabalho, indenização e folga compensatória para os trabalhadores.
Quanto ao horário de funcionamento das lojas localizadas em shoppings centers, galerias e centros comerciais, o Sindilojas informou que os estabelecimentos, além de observar as regras definidas no acordo coletivo, devem se atentar às orientações do empreendimento. Já o comércio de rua, que geralmente funcionam entre 9h e 19h, pode operar em horários definidos pela própria empresa.
Situação semelhante deve ocorrer com os supermercados, que devem funcionar dentro das regras estabelecidas pelo acordo coletivo de trabalho. O Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS) foi procurado para esclarecer a situação, porém, até o fechamento desta matéria, ainda não havia retornado aos contatos.
O funcionamento bancário também não deve ser impactado. Isto porque, de acordo com as normas estabelecidas pelo Banco Central, as agências bancárias não podem abrir para o atendimento dos clientes nos sábados e nos feriados. Neste ano, pelo feriado cair justamente em um sábado, não haverá funcionamento.
Apesar do fechamento das agências, os caixas eletrônicos devem estar à disposição dos clientes. Ao consumidor que tem contas com vencimento para o dia do feriado, não há motivos para preocupação. Embora exista a possibilidade de antecipação para a sexta-feira, serão aceitos os pagamentos sem juros até o dia útil seguinte ao feriado, ou seja, a segunda-feira, dia 9.
Esta possibilidade de pagamento até a segunda-feira resultará no fechamento, também, das agências lotéricas e correspondentes bancários, já que não há contas com vencimento para a data, informou o Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do RS (Sincoergs).
Se no pagamento das contas há oportunidade de esperar até o início da semana, aqueles que gostam de fazer uma “fezinha” nas Loterias Caixa terão de se antecipar. Isto porque todos os concursos serão sorteados na sexta-feira. A exceção é a Lotofácil da Independência, que conta com prêmio estimado em R$ 200 milhões e será sorteada na segunda-feira, dia 9, às 20h.