Polícia Civil faz operação em São Leopoldo

Organização criminosa atuava no bairro Feitoria, na cidade do Vale do Sinos

Foto: DCS/PC RS

A Polícia Civil cumpriu 41 ordens judiciais, na manhã desta quinta-feira, contra um grupo suspeito de integrar organização criminosa atuante no bairro Feitoria em São Leopoldo. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Guaíba, Taquara, Gravataí e Charqueadas e São Leopoldo. Quatro pessoas foram presas. Duas em Montenegro, uma em Charqueadas e outra em São Leopoldo. Também foram apreendidos armas, um veículo e joias.

Conforme a Polícia Civil, a investigação teve início em 2023, após os agentes receberem ocorrências de roubo com lesões, tráfico de entorpecentes e também realizar uma apreensão de objeto suspeito, na qual foram apreendidas mais de 10 câmeras de monitoramento instaladas pelo bairro Feitoria, supostamente a mando do grupo criminoso. As autoridades ainda descrevem os investigados como violentos e, em sua grande maioria detentores de grande folha de antecedentes criminais.

A apuração policial ainda cita que os investigados coagiram moradores do bairro, ameaçaram de forma violenta usuários de droga em débito com o grupo e praticaram extorsão a comerciantes locais. Também foi verificado que alguns estabelecimentos comerciais do bairro eram utilizados como ponto de venda de drogas, contra a vontade dos proprietários e que outros pontos de comércio são do próprio grupo criminoso, que utiliza laranjas para lavar o dinheiro do tráfico de drogas.