Incêndio atinge prédio na Borges de Medeiros, em Porto Alegre

Várias viaturas do Corpo de Bombeiros atendem a ocorrência no Centro Histórico

Incêndio em apartamento na Avenida Borges de Medeiros entre a Rua Demétrio Ribeiro e Rua Washington Luiz Pedro Piegas/CP

Um incêndio de grandes proporções foi registrado, no final da manhã desta quarta-feira, no Centro Histórico de Porto Alegre. O fogo teve início por volta das 11h, em um prédio de 12 andares, próximo ao Cinema Capitólio, na avenida Borges de Medeiros. Três pisos da estrutura foram atingidos. Ninguém morreu, mas duas pessoas precisaram receber atendimento médico.

De acordo com a síndica Geneci Vieira, de 75 anos, todos os moradores conseguiram sair do prédio a tempo. Ela conta que há 32 apartamentos no edifício, sendo que pelo menos três das residências foram completamente destruídas no incêndio. A maior parte das pessoas que moram ali, disse ela, são idosas.

Ainda na versão dela, o fogo teria começado no apartamento 801, onde morava um idoso. O incidente estaria ligado ao mau funcionamento de um ar-condicionado.

“O fogo começou em um apartamento no oitavo andar, por causa de um ar-condicionado, que certamente está mal instalado ou tem problemas na fiação. Ali morava um idoso de mais de 80 anos. Ele presenciou o início do fogo e até tentou apagar as chamas, mas acabou se ferindo”, afirmou a síndica do prédio.

O tenente-coronel Alexandre Sório Nunes, comandante do 1º Batalhão dos Bombeiros, disse que o idoso e outra moradora inalaram fumaça e precisaram de atendimento no Hospital de Pronto Socorro (HPS). O estado de saúde deles seria estável. O oficial destaca ainda que o fogo começou no oitavo andar, mas acabou se espalhando pelo sétimo e o nono andar rapidamente.

“Estamos averiguando o relato dos moradores, mas ainda é preciso de uma análise técnica para determinar as causas do incêndio. Foi possível evacuar a estrutura por completo, sem fatalidades. Agora, antes de qualquer um retornar aos apartamentos, é preciso averiguar se a estrutura do edifício ficou comprometida”, apontou o tenente-coronel Sório.

Foram 26 bombeiros que participaram do combate às chamas, utilizando mangueiras que se estendiam no interior de corredores e apartamentos. A operação somou quatro caminhões, três viaturas e um helicóptero da instituição.

O fogo foi controlado por volta das 12h30min, mas bombeiros ainda fazem o rescaldo para tentar localizar possíveis novos focos de incêndio. Outra tarefa é resgatar cães e gatos que ficaram na estrutura.

Além do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Brigada Militar e EPTC também estão na localidade. A via permanece bloqueada em ambos sentidos, tantos para veículos como a pedestres.