Foi reestabelecido o atendimento na agência da Caixa da Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre. A unidade localizada no Centro Histórico, esteve inoperante por 120 dias, sendo 38 completamente inacessível em decorrência da enchente que assolou a capital e o estado do Rio Grande do Sul. O rápido avanço das águas impôs o fechamento da agência exatamente na data que completaria 149 anos de atendimento à população.
Criada no dia 03 de maio de 1875, sob o nome de Caixa Econômica e Monte de Socorro, a agência Praça da Alfândega é conhecida pelos clientes como a “agência Matriz”, por ter sido a primeira unidade do banco instalada no estado, portanto, a mais antiga em solo gaúcho.
“A reabertura da agência Praça da Alfândega, ainda que parcial, tem um simbolismo enorme para a equipe CAIXA e para os porto-alegrenses, pois materializa não só a retomada do atendimento e da prestação de serviço à população, mas também reforça a nossa capacidade de reconstrução e resiliência enquanto banco público”, ressaltou o superintendente de Rede em Porto Alegre, Renato Scalabrin.
O banco salienta que segue empenhado para retomada completa do atendimento na unidade. Neste momento, operações com numerário nos caixas e nos terminais de autoatendimento permanecem indisponíveis, visto que ainda estão ocorrendo intervenções necessárias para o funcionamento completo de sistemas e equipamentos.
Com área de 2.450 m², a unidade conta com 13 caixas eletrônicos que funcionam todos os dias, das 6h às 22h. O horário de atendimento ao público é das 10h às 16h, em dias úteis. As instalações são acessíveis a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e apresenta sinalização interna funcional nos dois pavimentos, para facilitar o direcionamento e a movimentação dos clientes.