Relatório preliminar sobre a queda de avião em Vinhedo será divulgado nesta semana

Documento com resposta parcial sobre o que pode ter motivado tragédia tem de ser emitido em até 30 dias a partir do acidente

Aeronave caiu no início de agosto Reprodução/Record TV/Arquivo

O relatório preliminar sobre o acidente com o avião da Voepass, ocorrido no início de agosto, será apresentado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) na próxima sexta-feira (6). O documento precisa ser enviado à Organização Internacional da Aviação Civil em até 30 dias a partir da ocorrência. No relatório, as autoridades fornecem uma resposta parcial sobre o que teria acontecido durante o voo. O documento também serve como um alerta para outros países que utilizam o mesmo modelo da aeronave que caiu. Ainda não há uma data para a apresentação do relatório final. A tragédia deixou 62 mortos (58 passageiros e quatro tripulantes).

No dia 16 de agosto, o Cenipa já havia atualizado o documento inicial sobre o acidente, afirmando que a “tripulação perdeu o controle da aeronave”. A página da ocorrência deixa claro, no entanto, que todas as informações contidas ali poderiam ser alteradas até o relatório final de investigação.