Grêmio leva virada nos acréscimos e perde por 3 a 2 para o Atlético na volta à Arena

Tricolor teve Gustavo Martins expulso no começo do jogo e João Pedro cometeu dois pênaltis

Foto: Ricardo Giusti / Correio do Povo

No jogo que marcou o retorno à Arena após mais de quatro meses, o Grêmio levou uma virada do Atlético-MG e perdeu por 3 a 2. O Tricolor jogou com um a menos desde os 19 minutos do primeiro tempo, com a expulsão de Gustavo Martins. Mesmo assim, conseguiu abrir dois a zero e parecia ter o jogo administrado até os 40 minutos da segunda etapa.

Os gols gremistas foram marcados por Braithwaite e Cristaldo, ainda no primeiro tempo. O Galo virou com dois gols de pênalti, de Scarpa e Palacios. A virada veio nos últimos minutos de jogo, com cabeçada de Vargas.

As duas equipes se enfrentaram neste domingo, às 11h, na Arena.

Dois a zero com um a menos

O Grêmio começou pressionando o Galo desde o primeiro minuto de partida. O Tricolor chegou a criar ao menos duas chances claras de gol no início do primeiro tempo.

Aos três minutos, Brathwaite quase abriu o placar! Na bobeada de Bernard, o centroavante gremista roubou a bola, e fez tudo certo: driblou Alonso e ficou na cara do gol e tirou do goleiro. Na pequena área, um defensor apareceu para bloquear. Aos oito, nova chance tricolor e grande defesa de Everson.

Aos 19 minutos, Gustavo Martins se atrapalhou com a bola, perdeu para Deiverson e puxou o atacante, que ia para o gol. O juiz entendeu que era lance para expulsão direta, o que foi alvo de muita reclamação dos jogadores gremistas. Renato optou por não fazer substituição e puxou Villasanti para recompor a defesa ao lado de Kannemann.

A expulsão precoce de Gustavo Martins, aos 19 minutos, parecia mudar completamente o cenário da partida. Com um a mais, o Galo foi para cima e chegou a criar chance de gol…..
Mas a reação atleticana durou pouco. O Grêmio abriu o placar aos 32 minutos, com Braithwaite Após escanteio cobrado na área, Kannemann desviou e a bola caiu no segundo pau, onde Brathwaite chegou para marcar.

Aos 40, o Tricolor ampliou, com Cristaldo, em jogada de Soteldo. O venezuelano ganhou de três marcadores pela esquerda e cruzou na cabeça de Braithwaite, que cabeceou na trave. Na sobra, Cristaldo, que bateu de primeira e ampliou.

Dois pênaltis e a virada

Na segunda etapa, o Atlético-MG tinha a posse de bola e trocava passes sem conseguir furar o bloqueio do Grêmio. O gol dos mineiros veio de um pênalti infantil cometido por João Pedro. A cobrança foi curta e rasteira, Palacios foi malandro, se antecipou e deu um toque na bola. João Pedro chegou atrasado e acertou o atacante. Scarpa bateu forte, alto e no meio, descontando para os visitantes.

O segundo gol também veio de um pênalti cometido por João Pedro. O lateral pulou de braços abertos na área e a bola cabeceada pegou no seu braço. Palacios bateu e empatou. Na reta final, em um lance de bate e rebate na área, a bola sobrou para Vargas, que matou de cabeça.