Correio do Povo premia os principais destaques da 47ª Expointer

Prêmio Destaques Correio do Povo marca o encerramento do evento

Prêmios foram entregues na noite de domingo na Casa Vetro, em Porto Alegre - Foto: Fabiano do Amaral

A 47ª edição da Expointer, encerrada neste domingo (1º) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, consolidou-se como um marco de superação para o Rio Grande do Sul. Após as enchentes que afetaram o Estado, a feira também simboliza a força e a resiliência do agronegócio gaúcho. Para coroar os principais destaques, celebrar o sucesso do evento e encerrar oficialmente a programação da “Expointer da Superação”, o Prêmio Destaques Correio do Povo foi entregue na noite deste domingo na Casa Vetro, bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.

Com um volume de negócios que atingiu R$ 8,1 bilhões, a Expointer reafirmou sua importância econômica. Deste total, as vendas de animais totalizaram R$ 18,98 milhões e representam uma alta de 48,6%. Mesmo com as dificuldades de transporte causadas pelas enchentes, como a indisponibilidade do Trensurb de Porto Alegre, cerca de 700 mil pessoas passaram pelo Parque Assis Brasil durante os oito dias de evento. A próxima edição já tem data marcada e acontece de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025

O prêmio tem parceria do Senar-RS, LS Tractor, Banrisul e Savaraut. Por meio de uma equipe técnica, o Correio do Povo escolheu os melhores entre os 4.802 animais inscritos na edição deste ano da feira. Neste ano, as premiações foram entregues a representantes de 13 categorias: coelhos, caprinos, ovinos lã, ovinos carne, ovinos pele e leite, zebuínos, bubalinos, bovinos leiteiros, bovinos de corte e raças sintéticas, bovinos mistos, bovinos de corte e equinos.

Homenageado com o prêmio na categoria especial da noite, por conduzir a recuperação do Estado e a realização do evento, o governador Eduardo Leite destacou que aceitou esse processo por saber que as autoridades e copromotores se engajariam no processo para fazer uma grande Expointer. “Sabíamos que era importante fazer a feira e acreditarmos na capacidade da nossa gente, de superar mais esse imenso desafio. O lema Expointer foi justamente esse, pois superar é da nossa natureza e sabíamos que, neste momento, estaríamos já superando”, afirmou.

O diretor vice-presidente da Farsul, Fabio Avancini Rodrigues, destacou que o maior símbolo do sucesso foi o próprio ambiente da Expointer. “Quem estava no parque há 70 dias tinha a certeza que não poderia acontecer uma feira da forma como ela aconteceu. Mas todos unidos e trabalhando possibilitaram esse símbolo de resiliência e vontade do povo gaúcho, que foi de fundamental importância sua realização”, disse.

Na mesma linha, o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Clair Kuhn, ressaltou que a feira foi histórica e trouxe toda a força, garra e resiliência do povo gaúcho, não só para quem realizou, mas para os expositores que estiveram no evento. “Foram atingidos importantes marcos, como na agricultura familiar, que ão deixamos nenhum expositor fora. Todos que se inscreveram foram atendidos e o resultado foi de recorde em vendas”, disse.

O presidente do Banrisul, Fernando lemos, afirmou que a 47ª edição se consolidou como a mais importante da era moderna, em razão de tudo o que aconteceu no Rio Grande do Sul. Ele também lembrou que o próprio Parque Assis Brasil estava alagado, mas através do trabalho realizado por todos os envolvidos, milhares de expositores participaram e ajudaram a construir os recordes alcançados pela feira. “Nossa movimentação (Banrisul) superou um bilhão de reais. Não esperávamos por isso, mas felizmente aconteceu e demonstra a capacidade do homem do campo e a força dos gaúchos”, afirmou.

O Presidente do Simers e da Fiergs, Cláudio Bier, também disse que não imaginava que seria possível chegar ao sucesso alcançado. “Mesmo para quem é otimista como eu, foi um resultado fabuloso que nem eu esperava. A magia da Expointer é algo fabuloso”, ressaltou.

Conforme o gerente geral da Savarauto, Elizeu Pereira, o povo gaúcho estava ansioso por algo grande, que mostrasse a força do Estado. Neste sentido, a Expointer é considerada muito boa, com ótimos resultados. “Toda a feira andou muito bem e todos estão muito felizes. Foram muitas vendas, com fluxo de gente absurdo. Foi muito bacana realmente”.

Para a subsecretária do Parque Assis Brasil, Elizabeth Cirne Lima, a decisão foi de muita coragem de realização do evento. Ela valorizou o trabalho realizado por todos para recuperar o parque e possibilitar o sucesso da Expointer. “Hoje, quando a gente teve a publicação dos números e a vimos que a feira bateu um recorde histórico de novo, ficamos muito felizes e satisfeitos. Não só pelo resultado da feira, mas pelo significado que isso tem para o nosso Estado”, concluiu.

Premiados:

  • Coelhos: Luiz Buttenbender – Cunicultura Buttenbender, de Dois Irmãos (RS);

  • Pôneis: Vasco Antônio da Costa Gama Filho – Haras Bom Fim, Guaíba (RS);
  • Caprinos: Jaqueline Schneck – Che Piá Walachay, de Morro Reuter (RS);
  • Ovinos Lã: Renato Costa e José Ovidio Costa – Vale do Camoaty, Uruguaiana (RS);
  • Ovinos Carne: Juliano Kalil Gonçalves – Cabanha Dom Amado – Hulha Negra (RS);
  • Ovinos Pele e Leite: Amílcar Jardim Matos e Santiago Iguiny – Cabanha Dom Levino, Bagé (RS);
  • Zebuínos: Cleverson Miguel Ceregatti – Fazenda Ceregatti, Pouso Redondo (SC);
  • Bubalinos: Delfino Beck Barbosa – Fazenda Panorama, Camaquã (RS);
  • Bovinos Leiteiros: Diogo Ferraboli – Granja P. Ferraboli, Anta Gorda (RS);
  • Bovinos de Corte e Raças Sintéticas: Manoel Francisco Zirbes Rodrigues – Cabanha Santa Camila, Alegrete (RS);
  • Bovinos Mistos: Wanderley Berte – Fazenda Sonho e Realidade, Água Doce (SC);
  • Bovinos de Corte: Antonio Martins Bastos Filho – Cabanha São Bibiano, Uruguaiana (RS);
  • Equinos: Mariana Tellechea – Cabanha Basca, Uruguaiana (RS).
  • Premiação Especial: governador Eduardo Leite