Prazo para entrega do IR 2024 para contribuintes do RS termina nesta sexta

Até o final desta quinta-feira, 2,90 milhões de contribuintes do estado haviam entregues o documento

IRPF. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2024 para contribuintes de 399 municípios do Rio Grande do Sul se encerra nesta sexta-feira, 30, às 23h59min. A data limite, inicialmente 31 de maio, foi adiada para o final de agosto para aqueles que residem em cidades afetadas por calamidade. Até o final desta quinta-feira, 2,90 milhões de contribuintes do estado haviam entregues seus documentos, contra 2,89 milhões no ano passado, o equivalente a 0,5% acima de 2023.

Do total já entregue no estado, 56,7% têm imposto a restituir, 25,3% têm imposto a pagar e 18% estão sem imposto a pagar ou restituir. Pelo volume já enviado, 60,2% usaram o modelo simplificado, tendo uma média de 48 anos de idade. Porto Alegre lidera o envio com 496.381 documentos já enviados.

Para aqueles que declararem o IR no modelo completo, é possível destinar 6% do imposto devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa. “Destinar é um ato efetivo de cidadania, uma vez que alcança atividades significativas no desenvolvimento de crianças, jovens e idosos em situações de vulnerabilidade”, reforçou a coordenadora da comissão de estudos CRCRS Voluntário, Aline Gauer.

Para quem já enviou a declaração e reside nos 399 munícipios previstos na prorrogação, ainda é possível realizar a troca para o modelo completo, até 30 de agosto, para fins de destinação do IR ou retificação. A retificação permite corrigir informações.