O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, não estará na cerimônia de abertura oficial da 47ª Expointer, que ocorre na manhã desta sexta-feira, 30, no Parque de Exposições Assis Brasil. A decisão decorre, segundo o ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, da indisponibilidade de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para realizar o trajeto de Brasília a Canoas.
O cancelamento foi comunicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) às entidades setoriais gaúchas no começo da noite, gerando surpresa e decepção. A presença de Fávaro era ansiosamente aguardada pelos produtores, na expectativa de anúncios de novas medidas para estancar o endividamento acumulado por safras frustradas desde 2022.
Após receber o comunicado, o presidente da Ocergs, Darci Hartmann, reuniu-se com Pimenta e com o superintendente do Ministério da Agricultura no Estado, José Cleber Dias de Souza, no parque de exposições. De lá, seguiram para a sede da Farsul, onde foram recebidos pelo presidente da entidade, Gedeão Pereira, pelo economista-chefe da federação, Antônio Da Luz, e pelo diretor Jurídico da Farsul, Nestor Hein.
Durante a reunião, foi discutida uma resolução complementar à Medida Provisória 1247, que deve atender agricultores não contemplados pelos critérios estabelecidos no texto. “Sempre lembrando a MP atende 93% do endividamento de Pronaf e Pronamp. E o que estamos discutindo vai atender os 7% restantes”, salientou Pimenta.
As negociações continuam na manhã desta sexta-feira com a participação das entidades, de Pimenta e de Teixeira. E seguem após a cerimônia de abertura da Expointer, com a participação de representantes do sistema financeiro.