O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2024 para contribuintes de 399 municípios do Rio Grande do Sul se encerra no dia 30 de agosto, às 23h59min. A data limite, inicialmente 31 de maio, foi adiada para o final de agosto para aqueles que residem em cidades afetadas por calamidade. Até o final desta terça-feira, 2,86 milhões de contribuintes do estado haviam entregues seus documento, contra 2,89 mlhões no ano passado.
Para aqueles que declararem o IR no modelo completo, é possível destinar 6% do imposto devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa. “Destinar é um ato efetivo de cidadania, uma vez que alcança atividades significativas no desenvolvimento de crianças, jovens e idosos em situações de vulnerabilidade”, reforçou a coordenadora da comissão de estudos CRCRS Voluntário, Aline Gauer.
Para quem já enviou a declaração e reside nos 399 munícipios previstos na prorrogação, ainda é possível realizar a troca para o modelo completo, até 30 de agosto, para fins de destinação do IR ou retificação. A retificação permite corrigir informações.