Mesmo com os termômetros marcando 7 °C, o dia iniciou com boa movimentação no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para a 47ª edição da Expointer. Com um pequeno atraso por conta da falta de energia elétrica, os portões abriram por volta das 8h10min para a entrada do público com ingresso impresso. Já quem tentou entrar com ingresso digital, teve de esperar um pouco mais.
Com predomínio de famílias, desde antes da abertura dos portões, pequenas filas se formaram para entrar no parque, mas nada que fugisse da normalidade. Entre os primeiros a entrar para prestigiar a Expointer estava uma família de Caxias do Sul. O casal Pedro e Loreni Tonietto, de 58 e 52 anos, respetivamente, trouxe o sobrinho Matheus Franco, de 8, para conhecer a feira.
Conforme Pedro, este é o terceiro ano que o casal visita a Expointer. “Viemos trazer o sobrinho para curtir o evento aproveitar o dia, que está bonito. A gente sempre vem porque também somos agricultores, então sempre tem coisas novas para ver”, explica.
O visitante destaca, ainda, que esta é uma forma de reconhecer o trabalho dos agricultores gaúchos, em um ano marcado pela reconstrução. “A visita é uma oportunidade de colaborar com o setor, que também foi muito afetado”, ressalta.
No pavilhão da agricultura familiar, cerca de metade dos expositores precisaram driblar a falta de energia nas primeiras horas do evento. A cooperativa Cooperfamília, de Erechim, estava entre as agroindústrias afetadas. Apesar da dificuldade com a refrigeração de alguns produtos e da impossibilidade do uso das máquinas de cartão, a expectativa é boa, explica a representante Bianca Coppini. “O movimento está muito bom. Ontem foi um sucesso e, até o final da feira, esperamos que continue andando neste ritmo”, afirma.
Já na parte que tinha energia desde o início do dia, a agricultora Eliana Lenhard de Oliveira, da Estrelat, de Estrela, também destaca o bom movimento e projeta o sucesso para o domingo. “O primeiro dia já bateu as vendas do primeiro dia do ano passado. A nossa expectativa é aumentar em torno de 20% nas vendas. Muito mais do que isso é até difícil, porque já será excelente”, diz.
Pelo parque, com movimentação ainda em ritmo de chegada, os visitantes aproveitaram para circular e conhecer os diversos setores e exposições. Ao longo do dia, as provas de equinos devem atrair uma boa movimentação, como destaque na programação.
A chegada ao parque também é tranquila nas primeiras horas do dia, tanto para os visitantes que chegam de carro, quando para aqueles que chegam pela Trensurb. Com automóveis, a principal indicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é a chegada pela BR 448, mas também há possibilidade de ingresso pela BR 116. Já no trem, os passageiros devem descer na Estação Esteio e, através da passarela, acessar o evento. Pelo sistema de som, há orientação na chegada à estação.
Falta de energia
Conforme a administração do parque, a falta de energia se deve a problemas na rede externa. A luz caiu e retornou pelo menos duas vezes, entre as 8h e as 10h do domingo. Não foi informada uma previsão de estabilização.