O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com maior número de empresas habilitadas para o Feirão do Turismo, que ocorre neste sábado em 14 cidades do país. A ideia do evento é conceder descontos, vantagens especiais e condições exclusivas de pagamento para promover o turismo em todo o território nacional. A iniciativa é uma parceria do Ministério do Turismo com o Conselho Nacional do Turismo.
Em Porto Alegre, o local escolhido para a realização da feira é o Shopping Pontal, na Avenida Padre Cacique, na zona Sul. Ali, 25 entidades, entre agências, hubs de turismo e hotéis, oferecem serviços ao público gaúcho.
O secretário do Turismo, Ronaldo Santini, destaca a importância do evento para fomentar a economia do estado após o dilúvio. Ele aponta que os recursos gerados através do setor turístico vão se somar aos esforços estaduais e federais para a recuperação do RS.
“O turismo tem a capacidade de trazer novos recursos para a economia, é o Brasil como um todo é oásis turístico. Por isso é fundamental incentivar que os brasileiros façam mais viagens dentro do país. Da mesma forma, é importante que os gaúchos estejam prontos para receber cada vez mais visitantes no estado”, afirmou Ronaldo Santini.
Uma das empresas que participa do evento em Porto Alegre é a Nautix Hub, plataforma que oferece experiências náuticas no Guaíba em um modelo inspirado no Airbnb. A CEO e fundadora Lusiani Borba destaca que o feirão é uma oportunidade de retomar o serviço, que foi interrompido durante os meses de cheia.
“Foi preciso interromper as operações durante a enchente, porque prezamos pela segurança. A empresa é recente, foi criado em abril, por isso a feira é a chance de apresentar nosso trabalho ao público. Posso afirmar que a procura por nosso serviço tem sido excelente”, disse a empresária.