O selo EmFrente Mulher, instituído em 2022, reconhece empresas que adotam práticas sistemáticas e contínuas para valorizar as mulheres e combater a violência de gênero. Na manhã desta sexta-feira, 10 empresas e entidades gaúchas foram premiadas durante um evento no auditório Cubo da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Sul.
O governador Eduardo Leite entregou os reconhecimentos, enfatizando que, além das ações de combates a crimes contra mulheres, é essencial promover uma mudança cultural e mobilizar toda a sociedade.
“Organizado pelo Comitê EmFrente, Mulher, que no âmbito do programa RS Seguro reúne todos os poderes e uma série de entidades para promover ações de proteção às mulheres, o selo é mais uma ferramenta de estímulo à mobilização social para que mais e mais empresas e entidades assumam o compromisso com a promoção de igualdade para as mulheres”, declarou.
Comemorando mais uma edição, o secretário-executivo do RS Seguro, Antônio Padilha, destacou a adesão por empresas de diferentes áreas de atuação. “É essencial o trabalho das empresas dedicadas às mulheres que nelas trabalham. A importância desse trabalho integrado, envolvendo diversas áreas e poderes, permite que o tema esteja cada vez mais presente dentro e fora de empresas, refletindo na diminuição dos índices desse tipo de violência contra a mulher”, ressaltou.
Entre os reconhecidos estava a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), a primeira entidade pública a receber o selo.
Carolina Ramírez de Oliveira, uma das premiadas, comentou que o reconhecimento reflete anos de trabalho e estudo. “E hoje, felizmente, eu consigo unir o meu propósito de vida, os meus estudos, com o meu trabalho, que é olhar para a mulher, olhar para a condição da mulher no mercado de trabalho e criar e pensar em soluções para que ela possa, de fato, se desenvolver, promover a mulher no mercado de trabalho, combater o assédio, promover a diversidade em todos os espaços”, disse.
Luzia é uma das fundadoras de uma empresa de solução ambiental, um setor predominantemente masculino, destacou que o selo incentiva sua empresa a continuar promovendo uma nova cultura organizacional.
Joana dos Santos, também emocionada com o reconhecimento, ressaltou que o selo reforça o propósito da empresa em valorizar e cuidar das mulheres.
Empresas e entidades vencedoras do selo EmFrente Mulher 2024
FUCS – Hospital Geral de Caxias do Sul
TozziniFreire Advogados
Confeitaria Zona Sul
Grupo Método
Harpia Soluções Ambientais
Acpo Empreendimentos
Tecnova Soluções Ltda
J Mimos e Aromas
Consultora Carolina Ramires de Oliveira (MEI)
Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS)