Bancários protestam em Porto Alegre por melhores salários e condições de trabalho

Ato nesta quinta fez parte do Dia Nacional de Luta Contra a Terceirização

Protesto percorreu vias como as ruas Caldas Júnior, General Câmara e avenida Siqueira Campos | Foto: Camila Cunha

Uma manifestação de bancários ligados à Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi-RS) e representações do SindBancários de todo o estado, tomou ruas do Centro Histórico de Porto Alegre no final da manhã desta quinta-feira, Dia Nacional de Luta Contra a Terceirização.

Centenas de participantes saíram da Praça da Alfândega com cartazes, palavras de ordem, um trio elétrico e inclusive um caminhão com sacos simulando lixo, assim como um homem trajado como banqueiro, em protesto contra as enchentes.

A passeata percorreu vias como as ruas Caldas Júnior, General Câmara e avenida Siqueira Campos, encerrando o ato no Paço Municipal. Segundo o presidente do SindBancários Porto Alegre e Região, Luciano Fetzner, o fechamento de agências depois das enchentes vem causando demissões de trabalhadores e frustração da categoria.

Ele também destacou a pauta da campanha salarial. “Nosso pedido é de aumento 5% acima da inflação, nenhum absurdo, considerando que os lucros dos bancos vêm batendo recordes, consequência do bom trabalho de seus trabalhadores”, disse ele.