A oferta para aluguel de imóveis diminuiu 4,81%, no mês de julho, em Porto Alegre, em comparação com junho deste ano, conforme o último levantamento do Sindicato da Habitação do Rio Grande do Sul (Secovi RS). Do total, a oferta para locações residenciais apresentou uma queda de 9,68%, e de 3,31% para os comerciais.
Entre os motivos para a diminuição, o vice-presidente do Secovi RS, Leandro Hilbk, apontou a queda na taxa de desemprego e o aumento do PIB, em âmbito nacional, fatores que influenciam na compra de imóveis. Em relação à Porto Alegre, Hilbk acredita que, em razão da enchente, os inquilinos estão em busca de imóveis em áreas que não foram alagadas, o que faz com que algumas regiões sejam mais solicitadas. Outra questão, segundo ele, é que muitos proprietários foram atingidos pela catástrofe e estão reconstruindo os espaços.
Hilbk avalia que a retomada do setor imobiliário vai exigir muito investimento, porém, apesar dos prejuízos registrados, acredita numa recuperação gradual, a partir do empenho dos órgãos públicos e da atenção da sociedade. Entre os indicadores, o aumento na arrecadação dos municípios.
Segundo Hilbk, historicamente, em Porto Alegre, entre os locais mais procurados para locação, tanto comercial quanto residencial, estão o Centro Histórico, Petrópolis, Floresta, Moinhos de Vento e Menino Deus.
De acordo com o levantamento do Sindicato, a falta de equilíbrio entre a oferta e a demanda implica na variação dos preços dos aluguéis residenciais. Nos últimos 12 meses, o preço médio do m² dos residenciais ofertados aumentou 20,77%, enquanto o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), registrou 3,82%, e o Índice Nacional de Preços (IPCA), 4,50%. Pelo mesmo período, os comerciais registraram variação positiva de 2,81% no preço médio do metro quadrado.
Saiba mais:
Número de ofertas de imóveis residenciais, comerciais e outros para locação, no mês de julho, em Porto Alegre:
Centro Histórico
Residencial -> 247
Comercial-> 1.695
Outros-> 199
Total-> 2.141
Petrópolis
Residencial-> 211
Comercial-> 486
Outros-> 32
Total-> 729
Floresta
Residencial-> 49
Comercial-> 470
Outros-> 14
Total-> 533
Moinhos de Vento
Residencial-> 62
Comercial-> 441
Outros-> 22
Total-> 525
Menino Deus
Residencial-> 101
Comercial-> 365
Outros-> 40
Total-> 506