Começam a circular três novas linhas de ônibus elétricos em Porto Alegre

São elas a E178 Praia de Belas, E703 Vila Farrapos, ambas já existentes, e a inédita E378 Integradora Centro, ligando hospitais

Veículos elétricos característicos já circulam desde cedo na Capital | Foto: Camila Cunha

Três novas linhas de ônibus passaram a circular nesta segunda-feira com veículos elétricos: a E178 Praia de Belas, E703 Vila Farrapos, ambas já existentes, e a inédita E378 Integradora Centro, que circula entre os hospitais Santa Casa, de Pronto Socorro (HPS), Clínicas, Ernesto Dornelles, Instituto de Cardiologia e a Unidade de Saúde Modelo, o Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme), entre outros locais, encerrando no Terminal Princesa Isabel, no bairro Azenha. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o “E” indica ônibus elétrico, e as rotas já existentes com veículos a diesel continuam existindo.

Ao todo, são 12 novos ônibus elétricos em circulação. “Este projeto tem sido um laboratório para nós, para desenvolver treinamentos de motorista, mecânica, carregamentos, verificação da operação e autonomia. Temos um projeto mais robusto de aquisição de em torno de cem veículos na frota para o próximo ano”, comentou o secretário Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior. Ele ainda comentou que os elétricos devem melhorar a experiência dos passageiros, por serem mais confortáveis e silenciosos.

As três linhas sairão do Terminal Mercado, ao lado da travessa Mário Cinco Paus, onde antes eram as paradas das linhas circulares C1, C2, C3 e C5. Por sua vez, elas foram deslocadas para o Terminal Parobé, ao lado do Mercado Público. As novas estações já receberam placas indicativas. Nos primeiros meses de operação das linhas 100% elétricas, usuários do Cartão TRI terão gratuidade na segunda passagem, caso embarquem em uma linha diferente em até 30 minutos depois do desembarque do elétrico.

Conforme Adão, a escolha das linhas levou em conta a alta densidade populacional dos trechos atendidos e necessidade de redução das emissões de poluentes. “A E703, por exemplo, também vai circular por esta área da zona Norte bem atingida pela inundação das enchentes, então também será um símbolo da reconstrução e recuperação da cidade”, salientou o secretário. Os horários e trajetos das novas linhas já estão disponíveis no site linhas.eptc.com.br e aplicativos 156+POA, Cittamobi, Moovit e do Cartão TRI.