Após vistoria, ministros confirmam retorno das operações do Aeroporto Salgado Filho em outubro

Ministros Vital do Rêgo Filho e Paulo Pimenta visitaram as instalações para conferir as obras de recuperação do Aeroporto de Porto Alegre

Ministros e COO da Fraport realizaram coletiva após vistoriar o Aeroporto Salgado Filho | Foto: Mauro Schaefer

A retomada dos voos comerciais foi, novamente, confirmada para o dia 21 de outubro no Aeroporto Internacional Salgado Filho. A previsão foi reafirmada na segunda-feira, durante visita dos ministros do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho, e Reconstrução, Paulo Pimenta, ao aeroporto de Porto Alegre.

Os ministros também informaram, em coletiva de imprensa, que inicialmente serão realizados 128 voos diários, enquanto os voos internacionais serão retomados até 16 dezembro, quando a previsão indica que as operações voltarão a funcionar com 100% da capacidade.

“Já foram iniciadas as vendas de passagens e a procura está muito boa. Nós vamos acompanhar este andamento e fazemos esta fiscalização para garantir que todos os cronogramas sejam executados”, explica Pimenta. Ao mesmo passo em que confirmam a retomada em 21 de outubro, os ministros descartam que possa ocorrer a antecipação.

Segundo Rêgo Filho, o governo federal está analisando uma série de processos relacionados à tragédia no Estado e, questões como a análise do pedido de reequilíbrio da Fraport – Concessionária que administra o aeroporto – ainda precisarão ser avaliadas. “Todos esses recursos passarão por processos específicos, que serão determinantes para que a eficiência desse processo de restauração econômica e social, que já se vê no Rio Grande pela força do seu povo, possa receber do TCU o tratamento mais eficaz possível”, ressalta.

Presente na visita dos ministros e na coletiva, o COO da Fraport Brasil, Edgar Nogueira, fez um breve balanço do trabalho realizado pela concessionária. “Nosso compromisso, desde o início, foi sempre retomar as operações o mais rápido possível. O cronograma tem caminhado muito bem e nós estamos atuando e atendendo as obras dentro do cronograma. É fundamental para a gente a presença do TCU, para que possa fiscalizar e acompanhar o andamento das obras. Nós temos certeza que dia 21 de outubro nós estamos plenamente capacitados para abrir o aeroporto e atender toda a demanda já em venda”, destaca.

Ainda conforme Nogueira, cerca de 30 a 40% do trabalho de intervenção já foi realizado na pista do aeroporto. “Ainda temos 60% do trabalho para ser feito nesses 60 dias. Então nós temos usinas mais de uma usina (de asfalto) trabalhado para cumprir estes cronogramas”, afirmou.