Tudo começou com uma iniciativa, em 2008, de um trio de brasileiros que compartilhava um quarto em Londres, no Reino Unido. No ano seguinte, nascia oficialmente, já em terras brasileiras, no Rio Grande do Sul, a Real Seguro Viagem, primeiro comparador de seguro viagem do Brasil. Em 2024, a empresa chega aos 15 anos ampliando os serviços oferecidos, aperfeiçoando a área de atendimento ao cliente e chegando à casa de 1 milhão e 400 mil viajantes atendidos.
Na prática, trata-se de uma plataforma pela qual o viajante faz a cotação de opções de seguro viagem. A pessoa indica origem e destino e datas previstas para embarque e desembarque. A ferramenta apresenta pacotes de diversas seguradoras, com antecipação de até um ano. Pela própria Real Seguro Viagem, o viajante faz, então, a escolha e a compra de seu pacote. Vale lembrar que o seguro viagem é obrigatório em várias partes do mundo, como Europa, e recomendado para viagens em geral.
“O processo de cotação, apresentação das opções e aquisição do pacote pelo cliente pode ser feito em três minutos”, ressalta o diretor de operações da empresa, Hugo Reichenbach – sócio da Real Seguro Viagem. “A pessoa compara os planos oferecidos pelas diversas seguradoras parceiras, tanto quanto a preços como quanto a benefícios contemplados, e escolhe a opção que melhor lhe atende”, acrescenta o executivo.
OPÇÕES
Está nesse ponto – o de entregar opções que satisfaçam necessidades específicas para cada perfil de viajante – um dos incrementos promovidos pela Real Seguro Viagem em seu portfólio. A empresa tem incluído planos que prevejam coberturas específicas para idosos e gestantes; e ainda para viajantes esportistas, ou para aqueles que vão fazer seus percursos em moto, por exemplo. Também, planos com cobertura para a covid-19.
Outro aperfeiçoamento está no foco ao atendimento ao cliente. O diretor de operações constata que, quando o assunto é seguro, pairam muitas dúvidas entre os viajantes, além de ser encarado como um item sujeito a burocracias. “Criamos um aplicativo, denominado ‘Seu’, que coloca o viajante em contato direto com a seguradora. Enfim, trabalhamos para que a pessoa se sinta confiante em comprar o plano mais adequado e saiba como proceder caso precise recorrer ao seguro”, sublinha Reichenbach.
Isso significa, segundo o executivo, um investimento constante no desenvolvimento da tecnologia. E, apesar de registrada com CNPJ em Porto Alegre, desde 2015 a empresa é adepta do conceito de nômade digital. Assim, a equipe de profissionais – formada por mais de 40 colaboradores – está distribuída em mais de dez cidades pelo Brasil.