Sebastião Melo é o último candidato entrevistado por Lasier Martins, na Guaíba

O atual prefeito, do MDB, que busca a reeleição, encerrou a série de sabatinas; Felipe Camozzato (Novo), Juliana Brizola (PDT) e Maria do Rosário (PT) foram os demais participantes

Sebastião Melo participou do programa Acontecendo, da Rádio Guaíba | Foto: Ricardo Giusti/CP

Na manhã desta quinta-feira, o atual prefeito de Porto Alegre, que busca a reeleição ao Paço Municipal, Sebastião Melo (MDB), participou do programa “Acontecendo”, da Rádio Guaíba, apresentado por Lasier Martins. Como suas prioridades, Melo definiu a proteção da cidade contra as cheias a partir de obras definitivas, a zeladoria da Capital e o desenvolvimento econômico.

O candidato à reeleição disse que não transfere, mas cobra responsabilidades, se referindo aos governos estadual e federal na questão dos recursos enviados após as enchentes de maio deste ano. Apesar das críticas, saudou projetos de dentro do PAC anunciado pelo presidente Lula para a proteção contra as cheias.

Sobre as críticas recebidas durante o seu mandato no Executivo, afirmou que sempre foi “um prefeito linha de frente” e que a “cheia não tem ideologia ou partido político”. Melo complementou que, antes das enchentes, todas as casas de bombas da cidade, responsáveis pela drenagem, estavam funcionando e pediu que a população lembre da “memória da cidade” antes da tragédia, de “um prefeito que não aumentou impostos, que aposta no empreendedorismo e que é contra a invasão”.

Tratando de saúde pública, o aumento de atendimentos noturnos em unidades básicas, a implementação do Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa) para maiores de 12 anos e a parceria com policlínicas são algumas das propostas apresentadas por Melo.

Para a educação, se comprometeu a zerar a fila de vagas em creches e disse que foi ele que mandou abrir a investigação sobre os escândalos ocorridos na Secretaria de Educação. “Que paguem e vão para a cadeia”, comentou sobre possíveis acusados de corrupção.

Brevemente, o emedebista abordou o tema da segurança pública, se posicionando a favor de uma cidade iluminada, com praças limpas, transporte funcionando, com investimento em tecnologia e contra as drogas. “Tem gente que é a favor das drogas, eu sou contra”, finalizou.

Nesta quinta-feira, o Acontecendo encerrou a série de entrevistas com candidatos à prefeitura de Porto Alegre com Sebastião Melo. O candidato Felipe Camozzato (Novo) foi o primeiro participante, Juliana Brizola (PDT), a segunda, e Maria do Rosário (PT), a terceira.