O setor de turismo apresentou uma alta de 3,4% em relação a maio – essa foi a maior taxa mensal desde maio de 2023, quando o crescimento foi de 4,6%. As atividades turísticas, conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registraram variação de 1,3% no acumulado do primeiro semestre. O volume de receitas está 7,7% acima do observado no início da crise sanitária. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo dados mensais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a quantidade de passageiros transportados em regime de fretamento rodoviário cresceu 3% no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. As viagens de ônibus intermunicipais aumentaram 33,9%.
Por outro lado, a crise climática no Rio Grande do Sul impactou os números. A quantidade de passageiros que utilizaram o fretamento rodoviário para se deslocar ao estado caiu 6,8% em comparação ao mês passado, e 32,2% em relação a junho de 2023. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o fechamento do Aeroporto Internacional de Porto Alegre reduziu o fluxo de passageiros ao RS em 82% nos meses de maio e junho deste ano, totalizando 116,5 mil passageiros, contra 647,1 mil passageiros registrados nos mesmos meses do ano passado.