Eduardo Leite anuncia duas mudanças no secretariado do RS

Alterações atingem secretarias de Desenvolvimento Rural e do Turismo

Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom/Divulgação

O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) divulgou, através de redes sociais, duas mudanças no secretariado do Palácio Piratini. As pastas de Desenvolvimento Rural e de Turismo terão alterações no primeiro escalão do governo do Rio Grande do Sul.

O secretário Ronaldo Santini (Podemos) sai da Secretaria de Desenvolvimento Rural e vai para a Secretaria do Turismo, pastou que comandou durante o governo Leite I. Já o ex-deputado Vilson Covatti, que já foi secretário do Turismo na atual gestão, comandará a pasta de Desenvolvimento Rural no lugar de Santini.

“O processo de transição nas duas secretarias será feito com absoluta tranquilidade e sintonia entre os novos secretários, sem afetar os projetos em andamento”, escreveu Leite, em suas redes.

Luiz Fernando Rodriguez foi durante mais de um ano um secretário interino no Turismo. Antes, havia sido adjunto na Agricultura nas gestões de Covatti Filho e de Silvana Covatti, ambos do PP, no primeiro governo de Leite.

Vilson Covatti teve a exoneração publicada no Diário Oficial do Estado em 14 de julho do ano passado. Ele entrou na disputa da vaga de desembargador que cabe à categoria dos advogados no Tribunal de Justiça Militar do RS. O posto era de Fernando Lemos, atual presidente do Banrisul. No final de novembro, no entanto, ele teve a inscrição indeferida pela OAB/RS.

Perfis disponibilizados pelo governo do Estado:

Ronaldo Santini

Esteve à frente da Secretaria de Turismo do Estado de março de 2021 a março de 2022, antes de ser secretário extraordinário de Apoio à Gestão Política e Administrativa. Formado em Direito, foi eleito deputado estadual pela terceira vez. Também foi deputado federal entre 2018 e 2020, integrando a Frente Parlamentar da Agropecuária. Desde o início da nova gestão, ocupava o posto de secretário de Desenvolvimento Rural.

Vilson Covatti

Foi vereador de Frederico Westphalen, deputado estadual por três mandatos — quando ocupou a presidência da Assembleia Legislativa do RS — e deputado federal por dois mandatos. Na atual gestão, foi secretário de Turismo. É natural de Palmitinho (RS) e advogado pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz), com pós-graduação em Processo Civil e Penal pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) de Frederico Westphalen. Também é formado em Administração com ênfase em Gestão Pública pela URI.