Coleta de resíduos lideram serviços que as pessoas tiveram que contratar no pós-enchente, diz pesquisa

Conserto de eletrodomésticos/eletrônicos é o segundo ítem mais citado no levantamento

Crédito: Wagner Lopes/Casa Civil

A coleta de entulhos lidera, com 40% das citações, os serviços que as pessoas mais tiveram necessidade de contratar no pós-enchente em Porto Alegre. É o que revela pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre para identificar os itens de consumo reprimido no período, seguido de conserto de eletrodomésticos/eletrônicos com 37,1%, pedreiro com 28,6%, o mesmo índice que a opção eletricista.

Já, quanto aos serviços que ainda será preciso contratar devido aos alagamentos, a ordem muda. Pedreiro lidera com certa folga (37,1%). Na sequência vem eletricista (28,6%), coleta de entulhos (25,7%) e conserto de eletrodomésticos/eletrônicos. Lembrando que as respostas são de múltiplas escolhas.

PRODUTOS

Os produtos mais comprados, segundo a pesquisa, foram os chamados itens de limpeza (luvas, baldes, sacos de lixo, rodos), com 68,6% das respostas. Eletrodomésticos, material elétrico, roupa de cama, mesa e banho e colchões também foram citados. Produtos que ainda precisam ser comprados têm no topo da lista a opção dos móveis, com 37,1% das respostas. Eletrodomésticos, roupa de cama, mesa e banho, material elétrico (lâmpada, fios elétricos, tomadas) e material de construção (cimento, tijolo argamassa, tinta, esquadria) também aparecem na lista com um bom número de citações.

O levantamento procurou saber ainda se os programas de governo que liberavam verba chegaram de fato aos moradores das áreas atingidas. A maioria, 60%, disse que não, enquanto outros 37,1% relataram que receberam algum valor. Os demais não souberam informar. A maioria (57,1%) afirma que vai precisar dos créditos de governos para fazer compras dos produtos acima citados.