Banrisul concede prazo adicional para pagamento de operações de crédito rural

Medida se aplica aos agricultores enquadrados na resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN)

Foto: Divulgação

Em funçã à situação crítica enfrentada pelos produtores rurais de municípios atingidos por enchentes e como forma de apoio no processo de reconstrução das regiões devastadas, o Banrisul irá conceder um prazo adicional para o pagamento das operações de crédito rural que foram prorrogadas, com vencimento inicialmente previsto para o dia 15 de agosto. A medida se aplica aos agricultores enquadrados na Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) n.º 5.132, de 10.05.2024 e na Medida Provisória n.º 1.247, de 2024.

A nova condição visa garantir que os produtores tenham maior tempo para avaliar as condições e prazos estabelecidos para o pagamento das operações repactuadas. A mudança ocorreu após medida do CMN que autorizou, nesta terça-feira, 13, as instituições financeiras a prorrogar, até 16 de setembro de 2024, as parcelas de principal e juros das operações de crédito rural de custeio, investimento e industrialização dos produtores residentes em municípios afetados pelas enchentes.

De acordo com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, a prorrogação adicional dos vencimentos proporciona um alívio para os produtores rurais que tiveram suas lavouras e propriedades comprometidas pela tragédia climática. “O Banrisul reafirma seu papel de parceiro estratégico do agronegócio no Rio Grande do Sul, sobretudo em tempos de crise. Nosso foco é apoiar os homens e mulheres do campo neste momento desafiador, garantindo que tenham ainda mais tempo e condições para se reerguerem”, destacou.