O pátio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, reviveu na manhã desta segunda-feira o tempo em que foi palco da maior exposição gaúcha de animais, precursora da Expointer que se conhece hoje. O local recebeu cavalos crioulos, ovelhas e bovinos para incrementar a cerimônia de lançamento da 47ª Expointer, que ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 24 de agosto até 1º de setembro. A feira é definida pelos organizadores como um evento que marcará a recuperação do Rio Grande do Sul depois da devastação que viveu o Estado em razão dos extremos climáticos de maio.
Desde o final de julho, o Parque de Exposições Assis Brasil passa por obras que remodelam as instalações atingidas pelas cheias. O governo do Estado investiu R$ 6 milhões na empreitada que, segundo a subsecretária do Parque, Elizabeth Cirne-Lima, vai entregar um espaço ainda melhor para receber os visitantes. Neste ano, além das atrações tradicionais – julgamentos de animais, provas como a final do Freio de Ouro, Feira de Agricultura Familiar com 25% mais expositores, eventos técnicos e científicos –, a exposição contará com o Festival Eu Sou do Sul. Inspirado numa iniciativa da cantora gaúcha Luísa Sonza, a agenda cultural vai trazer apresentações da própria Luísa, do cantor Michel Teló e das duplas Maiara e Maraísa e Fernando e Sorocaba, bem como de artistas locais. Os shows vão ocorrer na Arena do Cavalo Crioulo e terão exibição em telões distribuídos pelo parque.
Para conseguir viabilizar o acesso do público ao local, prejudicado pela operação parcial do Trensurb, que ainda não chega à Capital, a organização da Expointer está trabalhando na colocação de linhas de ônibus que farão integração com o trem e inclusive o transporte direto entre Porto Alegre e Esteio. Os horários e locais de acesso aos coletivos, segundo a Seapi, serão divulgados até o final desta semana.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacou na cerimônia o papel da Expointer no reerguimento do Estado. Embora não tenha confirmado convite oficial a membros do governo federal e nem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Leite afirmou que o presidente sempre é bem-vindo em solo gaúcho. O governador reiterou a frustração do Estado com a demora na concessão de ajuda aos atingidos pela enchente e usou como exemplo a MP 1247.
” A medida de apoio ao agro foi publicada no dia 31, aguarda-se desde a semana passada a publicação do decreto que regulamenta a MP e nada acontece e nem se diz nada”, observou, lembrando que a União muito tem anunciado e muito pouco tem concretizado.
Na edição do ano passado, a Expointer recebeu 822 mil visitantes, e apurou vendas de quase R$ 8 bilhões.