O frio reduziu o movimento no Centro de Porto Alegre neste sábado, véspera do Dia dos Pais, quinta melhor data para o comércio no ano, mas que não deve atrapalhar as projeções de vendas. A expectativa é da injeção de R$ 222 milhões apenas na economia da Capital.
Gerente de uma loja de roupas masculinas na Rua dos Andradas, Augusto Rivaldo, 36 anos confirmou que o movimento melhorou somente no fim da manhã, e enfraqueceu novamente depois das 15h. “O pessoal dormiu um pouco mais, pela manhã o vento gelado não convida a sair de casa”, brinca o comerciário.
Venda antecipada
Paloma Medeiros, responsável por uma loja de moda masculina no Centro Histórico, afirma que o volume de vendas maior ocorreu ainda no final do mês de julho. A mesma impressão tem Patrícia Medeiros, responsável por uma loja de perfumaria, que estima crescimento de 5% em agosto na comparação com o início do mês passado.
Fogão para o papai
De forma geral as vendas estão superando as expectativas. De acordo com a projeção da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) o volume de vendas neste ano deve alcançar R$ 735 milhões no Rio Grande do Sul, representando um incremento de 5% na comparação com a mesma data de 2023. E de acordo com pesquisa da CDL POA, o gasto médio com presentes gira entorno de R$ 266.
Apesar de as roupas continuarem o primeiro item de escolha, seguido por perfumaria e calçados, o Sindilojas Porto Alegre identificou uma mudança de comportamento na escolha do presente por parte de alguns consumidores e que, conforme o presidente da entidade, Arcione Piva, está ligada aos eventos climáticos de maio.
“Muitas pessoas perderam bens necessários em suas casas nas enchentes, portanto, percebemos muitas compras de eletrodomésticos e outros equipamentos para lar, com destaque para o fogão”, revela.
Outra realidade que “esconde” o volume de negócios é a venda online, tida pelo Sindilojas como crescente. “Há movimento nas lojas, mas é os sites registram aumento das vendas”, completou Piva.