O próximo ato do agro gaúcho para conseguir financiar a safra 2024/25 e ter o nome dos produtores novamente no azul ocorrerá em Brasília. A decisão foi tomada durante a primeira etapa da manifestação realizada nesta quinta-feira, 8, no Parque Harmonia.
A comitiva contará com lideranças, parlamentares e produtores, que participarão da audiência pública promovida pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para tratar das consequências da estiagem no Rio Grande do Sul.
“A MP não nos serve. Já está vermelhinho, no extrato, o desconto do crédito rural após 15 de agosto. O mínimo é empurrar para 15 de setembro. É lastimável? É, mas temos que continuar”, afirmou o presidente da Farsul, Gedeão Pereira.
Segundo o senador suplente Ireneu Orth, o legislativo já apresentou 109 emendas à MP 1247/24, que ainda carece de regulamentação, 1247/24. Dentre elas está a que prevê a retomada dos pagamentos das dívidas para 30 de novembro e a que livra os produtores afetados pelas extremidades climáticas da inadimplência no sistema bancário. Os pagamentos foram temporariamente suspensos temporariamente de maio a 15 de agosto devido às enchentes.